sicnot

Perfil

Mundo

Egípcia com 500 quilos vai à Índia para realizar cirurgia bariátrica

Uma egípcia que poderá ser a mulher a mais pesada do mundo vai à Índia para realizar uma cirurgia bariátrica no sábado, após o ministro dos Negócios Estrangeiros indiano lhe ter assegurado um visto para entrar no país.

Eman Ahmed Abd El-Aty, de 36 anos e a pesar cerca de 500 quilos, deve chegar a Bombaim na manhã de sábado, disse num comunicado Muffazal Lakdawala, o cirurgião indiano que trata da egípcia.

A mulher será levada por um avião da Airbus especialmente modificado e depois transportada para o Hospital Saifee, em Mumbai, segundo a nota.

"Para prepará-la para o voo, uma equipe de médicos esteve no Egito nos últimos dez dias para organizar a sua viagem", referiu o comunicado.

O médico Muffazal Lakdawala, depois de saber do caso de Eman Ahmed Abd El-Aty, disse que faria a operação gratuitamente.

A irmã da egípcia aproximou-se de Lakdawala em outubro, dizendo que a mulher precisava de atenção médica urgente.A família da doente disse ao médico que em criança foi diagnosticada com elefantíase e, posteriormente, sofreu com um AVC e desenvolveu doenças como diabetes, hipertensão e apneia do sono.

Como o pedido de visto da mulher, num primeiro momento, havia sido rejeitado, Lakdawala pediu em dezembro a ajuda do ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia, Sushma Swaraj, que possibilitou a aprovação do visto para a egípcia se deslocar à Índia e realizar a cirurgia.

Na altura, Swaraj estava no hospital à espera de um transplante de rim, mas foi rápido ao responder com uma oferta de ajuda.

Se o peso da egípcia for provado medicamente, ela ultrapassará Pauline Potter (291,6 quilos), dos Estados Unidos, tornando-se a mulher mais pesada do mundo.

A cirurgia bariátrica é um procedimento médico específico para a redução do estômago realizado em pessoas que querem perder peso, normalmente muito excessivo.

Lusa

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • Os seus descontos para a Segurança Social estão em ordem?
    7:50
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a reforma. O valor que se vai receber depende dos descontos que se fizerem para a Segurança Social. Mas há contabilistas que cometem burlas com o dinheiro dos clientes, há esquecimentos, e empresas que deixam de pagar as contribuições por falta de verbas. O Contas Poupança explica-lhe como pode ver neste instante se todos os seus descontos estão nos cofres da Segurança Social, e corrigir algum erro antes que seja tarde demais.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.