sicnot

Perfil

Mundo

Governo peruano oferece recompensa pela captura de ex-presidente

© Handout . / Reuters

O Governo do Peru ofereceu esta sexta-feira uma elevada recompensa para capturar o ex-Presidente Alejandro Toledo (2001-2006) e pressionou a Interpol para emitir um mandado de captura internacional para que seja julgado pela justiça peruana.

Esta foi a primeira consequência da decisão judicial da noite de quinta-feira e à revelia, onde foi decretada a prisão preventiva de Toledo, acusado de "lavagem" de dinheiro e tráfico de influências por ter supostamente recebido 20 milhões de dólares (18,7 milhões de euros) em subornos da empresa de construção brasileira Odebrecht para favorecer os seus negócios no país.

Numa decisão de elevado simbolismo, o Ministério do Interior colocou o ex-Presidente na lista dos delinquentes mais procurados no país e anunciou uma recompensa de 100.000 soles (28.000 euros) para qualquer informação que conduza à sua localização e captura.

Em paralelo, o procurador-geral peruano, Pablo Sánchez, considerou "histórico" o processo contra Toledo por "ser a primeira vez que se investigou um alto ex-funcionário do Estado e que culminou com uma decisão de prisão preventiva por parte do poder judicial".

A justiça peruana considerou na noite de quinta-feira que existem provas suficientes para decretar a prisão de Toledo e mantê-lo 18 meses em prisão preventiva por supostamente ter favorecido a Odebrecht no concurso para a Estrada interoceânica do sul, a troco de generosas contribuições, depositadas numa rede de empresas 'offshore'.

Lusa

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35

    País

    A data para as próximas eleições autárquicas já gerou consenso. 1 de outubro é a data pedida pelos vários partidos ouvidos esta segunda-feira por António Costa. Na próxima quinta-feira, no Conselho de Ministros, o dia de ir às urnas vai ser escolhido.