sicnot

Perfil

Mundo

Prince deixou músicas inéditas e a Universal comprou os direitos

© Lucas Jackson / Reuters

Sem herdeiros legais ou testamento, a editora Universal "herdou" agora o legado de Prince. Incluíndo um cofre onde o músico guardava músicas inéditas.

Para além do controlo dos 25 albúns editados de Prince, a Universal, num acordo com o administrador do património do cantor, obteve também os direitos de músicas nunca antes ouvidas ou editadas. A "herança" estava guardada num cofre, cujo código só o cantor sabia, na sua propriedade em Paisley Park, no Minnesota, onde foi encontrado morto em abril do ano passado.

Para além dos inéditos, a partir do próximo ano o novo acordo também dá à Universal os direitos dos álbuns lançados entre 1979 e 1995.

O advogado e gestor do património de Prince parece também ter fechado acordos com os principais sites de streaming, como o Deezer e o Spotify.

Acordos que não deixam de ser curiosos dada a má relação de Prince com editoras, e mais à frente com a internet, tendo o músico chegado a formar a sua própria editora contra aquilo que acreditava ser uma "escravidão virtual".

Ao longo da sua carreira, Prince vendeu mais de 100 milhões de álbuns em todo o mundo. Os seus maiores sucessos foram Purple Rain, Let's go Crazy e Kiss. O cantor morreu aos 57 anos com uma overdose de analgésicos.

  • Morreu o cantor Prince

    Prince 1958-2016

    O cantor Prince foi encontrado morto em casa na cidade de Minneapolis, no Estado norte-americano do Minnesota. De acordo com a página especializada em celebridades TMZ, que cita autoridades policiais, foi aberta uma investigação à morte do músico em Paisley Park, onde Prince tinha casa e um estúdio. O músico tinha sido hospitalizado recentemente com uma gripe.

  • Ana Moura num tributo emotivo e nostálgico a Prince
    1:39

    Cultura

    A fadista portuguesa Ana Moura integrou esta quinta-feira a homenagem ao músico Prince, em St. Paul, no Estado do Minnesota, nos Estados Unidos. A cantora portuguesa cantou um fado, num espetáculo que assinalou os seis meses sobre a morte do músico norte-americano, onde atuaram também nomes como Stevie Wonder ou Chaka Khan. A irmã de Prince, Tyra Nelson, deixou um agradecimento a todos os presentes pela "oportunidade" de assinalar mais uma homenagem ao músico.

  • Prince 1958-2016

    New Articles

    22 de abril de 2016. O músico norte-americano Prince morreu aos 57 anos. Deixa um legado com mais de 30 álbuns, dezenas de êxitos e mais de cem milhões de discos vendidos. Estava a preparar uma autobiografia, agendada para 2017.

  • Prince não deixou testamento

    Prince 1958-2016

    A irmã de Prince confirmou que o músico não deixou nenhum testamento. Contudo, Tyka Nelson já preencheu os documentos a pedir que Tribunal disponibilizasse um administrador para analisar o património de Prince.

  • Droga encontrada na casa de Prince
    1:24

    Prince 1958-2016

    A investigação à morte de Prince ainda não está fechada. Na casa do cantor, foram encontradas dezenas de comprimidos, que contêm uma substância 50 vezes mais poderosa que a heroína. Os resultados da autópsia revelaram que o músico de 57 anos murreu devido a uma overdose.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    1:41
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • A SIC visitou os bastidores do Santuário de Fátima
    7:43
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52