sicnot

Perfil

Mundo

Prosseguem combates no norte da Síria contra o Daesh

Tropas Peshmerga curdas conquistam Bachiqa ao Daesh, 9 de novembro de 2016.

© Thaier Al-Sudani / Reuters

Rebeldes apoiados pelas forças turcas e militares sírios, auxiliados por brigadas mecanizadas russas, continuam operações contra o Daesh em Al-Bab, no norte da Síria, disse esta sexta-feira o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

A organização não-governamental refere que prosseguem os combates que começaram na quinta-feira a sul de Al-Bab entre os insurgentes e as forças leais ao governo sírio.

Os grupos da oposição a Damasco e as tropas turcas confrontam-se com o Daesh na zona norte de Al-Bab, bastião dos extremistas na província de Alepo.

Por outro lado, os soldados sírios que contam com o apoio de equipas de elite do grupo xiita libanês Hezbollah e da artilharia russa lutam contra os radicais islâmicos na povoação de Al Taltal, a três quilómetros a sul de Al-Bab.

Segundo a estação de televisão CNNTurk, as Forças Armadas da Turquia informaram na quinta-feira que um avião de combate russo foi responsável pelas mortes de três soldados turcos durante um bombardeamento no norte da Síria.

Segundo a notícia da televisão, o caça-bombardeiro russo atacou "por engano" um edifício onde se encontravam os soldados turcos.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou condolências ao chefe de Estado da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

Entretanto, o xeque Hashem al Sheij, líder do Órgão de Libertação do Levante, uma aliança de fações ligadas ao antigo grupo ligado a Al Qaeda na Síria transmitiu esta sexta-feira um vídeo em que reforça a intenção de combater o regime de Bachar al Assad.

Lusa

  • Marinha e Exército dão luz verde ao Aeroporto do Montijo

    País

    De acordo com a edição deste domingo do Diário de Notícias, o Exército e a Marinha já comunicaram à Força Aérea disponibilidade para desocupar parcialmente a base aérea e o Montijo se transformar num num aeroporto complementar ao de Lisboa.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.