sicnot

Perfil

Mundo

Prosseguem combates no norte da Síria contra o Daesh

Tropas Peshmerga curdas conquistam Bachiqa ao Daesh, 9 de novembro de 2016.

© Thaier Al-Sudani / Reuters

Rebeldes apoiados pelas forças turcas e militares sírios, auxiliados por brigadas mecanizadas russas, continuam operações contra o Daesh em Al-Bab, no norte da Síria, disse esta sexta-feira o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

A organização não-governamental refere que prosseguem os combates que começaram na quinta-feira a sul de Al-Bab entre os insurgentes e as forças leais ao governo sírio.

Os grupos da oposição a Damasco e as tropas turcas confrontam-se com o Daesh na zona norte de Al-Bab, bastião dos extremistas na província de Alepo.

Por outro lado, os soldados sírios que contam com o apoio de equipas de elite do grupo xiita libanês Hezbollah e da artilharia russa lutam contra os radicais islâmicos na povoação de Al Taltal, a três quilómetros a sul de Al-Bab.

Segundo a estação de televisão CNNTurk, as Forças Armadas da Turquia informaram na quinta-feira que um avião de combate russo foi responsável pelas mortes de três soldados turcos durante um bombardeamento no norte da Síria.

Segundo a notícia da televisão, o caça-bombardeiro russo atacou "por engano" um edifício onde se encontravam os soldados turcos.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou condolências ao chefe de Estado da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

Entretanto, o xeque Hashem al Sheij, líder do Órgão de Libertação do Levante, uma aliança de fações ligadas ao antigo grupo ligado a Al Qaeda na Síria transmitiu esta sexta-feira um vídeo em que reforça a intenção de combater o regime de Bachar al Assad.

Lusa

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.