sicnot

Perfil

Mundo

Seca no Quénia declarada como "desastre nacional"

© Siegfried Modola / Reuters

O Presidente do Quénia declarou esta sexta-feira "desastre nacional" a seca que o país enfrenta. Uhuru Kenyatta diz que o fenómeno está a colocar um sério risco para as populações, para o gado e para a vida selvagem, e pede ajuda.

A seca está a afetar 23 dos 47 condados do país. A Cruz Vermelha queniana estima que cerca de 2.7 milhões de pessoas estejam a precisar de alimentos. Não chove no país, praticamente, desde novembro e também não é esperado que chova antes de Abril.

Só este mês, há registo de onze mortes no norte do Quénia, associadas à seca.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.