sicnot

Perfil

Mundo

Trump falou ao telefone com Presidente chinês e reafirma compromisso com política "uma só China"

© Reuters Staff / Reuters

Donald Trump e o Presidente chinês falaram ao telefone na quinta-feira à noite. O Presidente norte-americano reafirmou o compromisso de Washington com a chamada política "uma só China". Xi Jinping disse "apreciar" esta decisão.

Em causa está a polémica em torno da independência de Taiwan, com Pequim a considerar que a ilha faz parte da China e não é uma entidade política soberana.

Numa conversa telefónica entre os Presidentes dos dois países, Trump garantiu que vai respeitar a vontade Xi Jiping e manter apenas relações de caráter não oficial com Taiwan.

A chamada é vista como mais uma tentativa de Trump de aproximar os Estados Unidos da China e aconteceu depois do Presidente norte-americano ter enviado uma carta ao homólogo onde desejou votos de um Bom Ano Lunar.

A televisão estatal chinesa CCTV avança esta sexta-feira que "Xi Jinping aprecia a ênfase de Trump no compromisso do Governo dos Estados Unidos com a política "uma só China".

O líder chinês afirmou ainda que o princípio "uma só China" é a base política das relações entre Pequim e Washington.

  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.