sicnot

Perfil

Mundo

Pelo menos seis mortos em atentado suicida no Afeganistão

© Abdul Malik / Reuters

Pelo menos seis pessoas foram mortas e 21 ficaram feridas este sábado num atentado suicida na capital da província afegã de Helmand, um ataque reivindicado pelos talibãs.

O condutor de uma viatura armadilhada lançou-se contra militares que esperavam para receber os salários em frente a um banco em Lashkar Gah, a capital provincial, disse à AFP o chefe da polícia, Agha Noor Kentoz.

Um porta-voz do governador confirmou o ataque. "Seis pessoas morreram e 21 ficaram feridas", afirmou Omar Zhwak.

Os talibãs, que tentam há meses assumir o controlo da cidade, reivindicaram, através de um porta-voz, o atentado, que tinha como alvo militares afegãos.

Segundo a organização não-governamental italiana Emergency, que gere um hospital na zona, pelo menos uma mulher e uma criança figuram entre os feridos que chegaram às urgências.

Os talibãs lançaram em agosto uma grande ofensiva em Helmand, aproximando-se da capital, Lashkar Gah, uma cidade com 200 mil habitantes.

  • Primo de Sócrates já foi notificado
    1:48
  • Santana Lopes espera mais diálogo com António Costa
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes espera que o primeiro-ministro dialogue mais com o novo líder do PSD do que o que tem dialogado com Passos Coelho. O candidato à liderança dos social-democratas criticou ainda Rui Rio por ainda não se ter mostrado disponível para um debate.

  • Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos
    0:37

    País

    Rui Rio defende o diálogo com todos os partidos com assento parlamentar e não apenas com o Governo. As declarações do candidato à liderança do PSD surgiram em resposta a António Costa que, em entrevista, disse que acredita que a relação com os social-democratas vai melhorar com a nova liderança.

  • Morreu o jornalista Pedro Rolo Duarte

    País

    Morreu Pedro Rolo Duarte. O jornalista tinha 53 anos e não resistiu a um cancro. Pedro Rolo Duarte estava internado nos cuidados paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa. Trabalhou em imprensa, na rádio e na televisão.