sicnot

Perfil

Mundo

Chile agradece a bombeiros da UE que colaboraram no combate aos incêndios

O Governo do Chile ofereceu este domingo uma cerimónia de reconhecimento aos bombeiros dos países da União Europeia, incluindo Portugal, que colaboraram no combate aos devastadores incêndios, que assolaram várias regiões do país nas últimas semanas.

"Obrigado pela entrega. O espírito demonstrado deu-nos força", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros chileno, Heraldo Munoz, durante a cerimónia de despedida de 180 bombeiros de Espanha, França e Portugal, que regressam hoje aos seus países.

Portugal enviou, a 27 de janeiro, 52 elementos da Força Especial de Bombeiros da Proteção Civil para o Chile.

Em julho de 2006, cinco sapadores chilenos morreram em Portugal durante o combate a um incêndio no distrito da Guarda.

Os 52 bombeiros portugueses são recebidos na segunda-feira pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Também colaboraram na luta contra as chamas bombeiros do Panamá, Brasil, Argentina, Colômbia, Perú, México, Venezuela e Japão.

Nas últimas semanas várias regiões do Chile foram cenário de uma onda sem precedentes de incêndios florestais, que causaram a morte a 11 pessoas, deixaram mais de sete mil desalojadas e destruíram mais de 1.600 casas no centro e sul do país.

Desde 01 de julho de 2016, segundo números oficiais, registaram-se no Chile 3.393 incêndios florestais, com uma superfície afetadas de 597.039 hectares.

Atualmente, os focos de incêndio diminuíram e hoje, segundo as autoridades, existiam 44 fogos, 41 dos quais estavam controlados e três em fase de combate.


Lusa

  • Mais de 50 concelhos do país em risco máximo de incêndio

    País

    Mais de meia centena de concelhos de dez distritos do país estão hoje em risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, estão sob este aviso 51 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Faro, Portalegre, Santarém, Coimbra, Leiria, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança.

  • "Ao contrário do que diz a direita, o futuro dos jovens é aqui"
    0:52

    Economia

    António Costa atacou esta sexta-feira à noite a direita com o aumento do emprego jovem. Perante vários jovens no acampamento nacional da Juventude Socialista, o secretário-geral do PS dirigiu-se ainda aos partidos de direita para garantir que o aumento do salário mínimo está a criar mais emprego com maior qualidade.

  • Uma viagem aérea por Pegões
    1:00
    Visão de Portugal

    Visão de Portugal

    DIARIAMENTE NO JORNAL DA NOITE

    O espaço Visão de Portugal, do Jornal da Noite da SIC, mostra o país através de imagens aéreas. A rubrica leva-nos esta sexta-feira a sobrevoar Pegões, no concelho de Tomar. 

  • Porto eleito pela terceira vez o melhor destino europeu 
    2:53

    País

    O Porto foi eleito o melhor destino europeu pela terceira vez e as distinções internacionais não param de chegar. Desta vez os elogios chegam através da norte-americana CNN. Os preços acessíveis, a gastronomia, a história e a arquitetura são os pontos da cidade que tem a rua com maior tráfego do país. 

  • Lisboa é o terceiro melhor destino de cruzeiros
    1:22

    País

    O Turismo em Lisboa tem registado um crescimento. A cultura, a arte e os preços baixos são os pontos fortes apontados pelos turistas. A capital é já considerada o terceiro melhor destino de cruzeiros. O novo terminal do porto de Lisboa e a ligação direta a Pequim deverão aumentar ainda mais o número de visitantes.

  • Ir ao Minho e a Sintra
    22:50
  • Líder da Palestina hospitalizado

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, de 82 anos, foi hospitalizado este sábado em Ramallah, na Cisjordânia, para se submeter a um "exame de rotina" durante algumas horas, anunciou um porta-voz.