sicnot

Perfil

Mundo

Milhares manifestam-se pelo 13.º dia consecutivo na Roménia contra a corrupção

Milhares manifestam-se pelo 13.º dia consecutivo na Roménia contra a corrupção

Mais de 15 mil pessoas manifestaram-se este domingo, pelo 13.º dia consecutivo, em Bucareste e noutras cidades romenas contra a corrupção na classe política, apesar de o Governo ter recuado no decreto que despenalizava alguns casos.

Segundo a televisão pública da Roménia TVR, entre os milhares de manifestantes que se concentraram frente à sede do governo, gritavam-se palavras de ordem como "vergonha" e "não vamos para casa, os ladrões não nos deixam" e liam-se em cartazes exigências como "Governo limpo e competente".

Apesar das baixas temperaturas, cerca de 10 mil pessoas saíram às ruas em Bucareste, quatro mil em Cluj Napoca, 1.500 em Timisoara e várias centenas em Sibiu, Brasov e Iasi, segundo a TVR.

Florin Iordache, autoproclamado autor do decreto que previa despenalizar crimes de abuso de poder e corrupção caso o prejuízo causado ao Estado fosse inferior a 44 mil euros, demitiu-se como ministro de Justiça na quinta-feira e no dia seguinte o parlamento chumbou uma moção de censura apresentada pela oposição liberal contra o Governo.

O primeiro-ministro romeno, Sorin Grindeanu, declarou que não se demitirá, mas assegurou que vai iniciar um debate com a oposição e a sociedade civil para reformar o sistema judicial.

Com Lusa

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC