sicnot

Perfil

Mundo

Barragem nos EUA em risco de colapso, retiradas quase 200 mil pessoas

Barragem nos EUA em risco de colapso, retiradas quase 200 mil pessoas

O risco de colapso de uma barragem, no estado norte-americano da Califórnia, levou à retirada de quase 200 mil pessoas. A barragem de Oroville fica a cerca de 250 quilómetros de São Francisco.

A ordem de evacuação foi dada este domingo. As estradas encheram-se de carros com milhares de familias em fuga, no norte do estado da Califórnia. Na origem do alerta, esteve uma fissura na barragem de Oroville, que ameça fazer ruir uma das seções e inundar as cidades mais próximas.

Depois de várias semanas de chuva intensa, a barragem atingiu a capacidade máxima e a água teve de ser libertada por um descarregador de emergência pela primeira vez em 50 anos.

Para evitar o colapso, as autoridades estão a lançar pedras e cimento em pontos estratégicos da estrutura, ao mesmo tempo que tentam reduzir o nível de água da barragem para diminuir a pressão e conter eventuais fugas.

As equipas responsáveis pela operação garantem que a erosão não está a evoluir de forma rapida. Ainda assim, lembram que a situação mantém-se perigosa.

A barragem de Oroville é a mais alta dos Estados Unidos, com mais de 200 metros de altura.

  • Mais de 180 mil pessoas retiradas devido ao risco de colapso de uma barragem na Califórnia

    Mundo

    Mais de 180 mil pessoas foram retiradas das suas casas a norte da Califórnia, nos Estados Unidos, devido aos danos causados pelas fortes chuvas na barragem de Oroville. O nível das águas subiu drasticamente e a estrutura terá começado a ceder devido à força das correntes. Em 50 anos de existência, esta é a primeira vez que se regista uma situação de emergência na barragem de Oroville.

  • Passos explica porque se irritou com Costa
    0:42

    Economia

    Depois das imagens em que surgiu visivelmente irritado com António Costa, no último debate quinzenal, Passos Coelho veio agora explicar porquê. Na discussão com o primeiro-ministro, o líder do PSD não gostou que Costa tivesse insinuado que a fuga de 10 mil milhões de euros para offshores tenha ocorrido por inação do Governo anterior.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.