sicnot

Perfil

Mundo

Barragem nos EUA em risco de colapso, retiradas quase 200 mil pessoas

Barragem nos EUA em risco de colapso, retiradas quase 200 mil pessoas

O risco de colapso de uma barragem, no estado norte-americano da Califórnia, levou à retirada de quase 200 mil pessoas. A barragem de Oroville fica a cerca de 250 quilómetros de São Francisco.

A ordem de evacuação foi dada este domingo. As estradas encheram-se de carros com milhares de familias em fuga, no norte do estado da Califórnia. Na origem do alerta, esteve uma fissura na barragem de Oroville, que ameça fazer ruir uma das seções e inundar as cidades mais próximas.

Depois de várias semanas de chuva intensa, a barragem atingiu a capacidade máxima e a água teve de ser libertada por um descarregador de emergência pela primeira vez em 50 anos.

Para evitar o colapso, as autoridades estão a lançar pedras e cimento em pontos estratégicos da estrutura, ao mesmo tempo que tentam reduzir o nível de água da barragem para diminuir a pressão e conter eventuais fugas.

As equipas responsáveis pela operação garantem que a erosão não está a evoluir de forma rapida. Ainda assim, lembram que a situação mantém-se perigosa.

A barragem de Oroville é a mais alta dos Estados Unidos, com mais de 200 metros de altura.

  • Mais de 180 mil pessoas retiradas devido ao risco de colapso de uma barragem na Califórnia

    Mundo

    Mais de 180 mil pessoas foram retiradas das suas casas a norte da Califórnia, nos Estados Unidos, devido aos danos causados pelas fortes chuvas na barragem de Oroville. O nível das águas subiu drasticamente e a estrutura terá começado a ceder devido à força das correntes. Em 50 anos de existência, esta é a primeira vez que se regista uma situação de emergência na barragem de Oroville.

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.