sicnot

Perfil

Mundo

Donald Trump promete resposta forte à Coreia do Norte

© Jim Bourg / Reuters

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu esta segunda-feira uma resposta forte à Coreia do Norte, depois de aquele país ter testado um novo míssil balístico.

"Nós temos problemas que muitas pessoas não fazem ideia da sua gravidade. Obviamente, a Coreia do Norte é um grande problema. E nós vamos lidar com ele de uma forma muito determinada", disse Donald Trump.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas terá hoje uma reunião de emergência após a Coreia do Norte ter anunciado o lançamento de um míssil balístico no domingo, um teste visto como um desafio ao Presidente norte-americano.

A reunião deverá ocorrer pelas 17:00 locais (22:00 em Lisboa), na sequência de um pedido pelos Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul.

A Coreia do Norte está proibida, por resoluções da ONU, de realizar lançamentos de mísseis balísticos ou testes de armas nucleares.

No entanto, no ano passado, o país realizou dois testes nucleares e numerosos lançamentos de mísseis numa tentativa de desenvolver um sistema de armas nucleares capaz de atingir solo norte-americano.

Lusa

  • "É abusivo falar de fuga ao fisco"
    4:10

    Economia

    Dez mil milhões de euros é o valor de que se fala das transferências para contas offshore, que terão escapado à Autoridade Tributária. O número impressiona, mas é preciso notar que este dinheiro é capital que sai do país e o capital não está sujeito ao pagamento de imposto só porque sai do país. O fiscalista Tiago Caiado Guerreiro esteve no Jornal da Noite para dar mais explicações sobre o caso.