sicnot

Perfil

Mundo

EUA, Japão e Coreia do Sul pedem reunião de emergência ao Conselho de Segurança da ONU

Ahn Young-joon

Os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul pediram no domingo uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o lançamento de um míssil balístico pela Coreia do Norte.

."Os Estados Unidos, o Japão e a República da Coreia solicitaram consultas urgentes sobre o lançamento de míssil balístico pela República Popular Democrática da Coreia a 12 de fevereiro", afirmou um porta-voz da missão norte-americana na ONU, citado pela Agência France Presse.

A Coreia do Norte (cujo nome oficial é República Popular Democrática da Coreia) confirmou no domingo ter "testado com êxito um míssil balístico", informou a agência estatal de notícias KCNA.O míssil foi lançado a partir da base aérea de Banghyon, na província ocidental de Pyongyang norte, e voou para leste em direção ao mar do Japão, informou o Ministério da Defesa.

O lançamento do míssil foi inicialmente anunciado pela Coreia do Sul e já foi condenado pelo secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg.O Presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, reagiram ao ensaio de míssil exigindo que a Coreia do Norte pare com as provocações e garantindo que Washington e Tóquio estão juntos "a 100%".

  • Japão e EUA "lado a lado a 100%"
    1:08

    Mundo

    O primeiro-ministro no Japão estava com Donald Trump quando soube do míssil que a Coreia do Norte lançou em direção ao Mar do Japão. Shinzo Abe diz que o lançamento é absolutamente inaceitável. A partir da casa de férias do Presidente dos Estados Unidos na Florida, os dois líderes garantiram que estão lado a lado.

  • Pyongyang está "fanaticamente obcecado" com mísseis, diz Seul
    0:40

    Mundo

    O Governo da Coreia do Sul diz que Pyongyang está "fanaticamente obcecado" com o desenvolvimento de mísseis nucleares e balísticos. Foi a expressão usada pelo ministro sul-coreano dos Negócios Estrangeiros para se referir ao lançamento de um míssil balístico ontem à noite.

  • Coreia do Norte lança míssil em direção ao mar do Japão

    Mundo

    A Coreia do Norte lançou hoje um míssil balístico em direção ao mar do Japão, anunciou o ministro sul-coreano da Defesa.O míssil foi lançado pelas 07:55 locais (22:55 de sábado em Lisboa) da base aérea de Banghyon, situada na zona oeste da Coreia do Norte, e seguiu para este, em direção ao mar do Japão, referiu o governante, citado pela Agência France Presse.

  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15