sicnot

Perfil

Mundo

EUA, Japão e Coreia do Sul pedem reunião de emergência ao Conselho de Segurança da ONU

Ahn Young-joon

Os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul pediram no domingo uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o lançamento de um míssil balístico pela Coreia do Norte.

."Os Estados Unidos, o Japão e a República da Coreia solicitaram consultas urgentes sobre o lançamento de míssil balístico pela República Popular Democrática da Coreia a 12 de fevereiro", afirmou um porta-voz da missão norte-americana na ONU, citado pela Agência France Presse.

A Coreia do Norte (cujo nome oficial é República Popular Democrática da Coreia) confirmou no domingo ter "testado com êxito um míssil balístico", informou a agência estatal de notícias KCNA.O míssil foi lançado a partir da base aérea de Banghyon, na província ocidental de Pyongyang norte, e voou para leste em direção ao mar do Japão, informou o Ministério da Defesa.

O lançamento do míssil foi inicialmente anunciado pela Coreia do Sul e já foi condenado pelo secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Jens Stoltenberg.O Presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, reagiram ao ensaio de míssil exigindo que a Coreia do Norte pare com as provocações e garantindo que Washington e Tóquio estão juntos "a 100%".

  • Japão e EUA "lado a lado a 100%"
    1:08

    Mundo

    O primeiro-ministro no Japão estava com Donald Trump quando soube do míssil que a Coreia do Norte lançou em direção ao Mar do Japão. Shinzo Abe diz que o lançamento é absolutamente inaceitável. A partir da casa de férias do Presidente dos Estados Unidos na Florida, os dois líderes garantiram que estão lado a lado.

  • Pyongyang está "fanaticamente obcecado" com mísseis, diz Seul
    0:40

    Mundo

    O Governo da Coreia do Sul diz que Pyongyang está "fanaticamente obcecado" com o desenvolvimento de mísseis nucleares e balísticos. Foi a expressão usada pelo ministro sul-coreano dos Negócios Estrangeiros para se referir ao lançamento de um míssil balístico ontem à noite.

  • Coreia do Norte lança míssil em direção ao mar do Japão

    Mundo

    A Coreia do Norte lançou hoje um míssil balístico em direção ao mar do Japão, anunciou o ministro sul-coreano da Defesa.O míssil foi lançado pelas 07:55 locais (22:55 de sábado em Lisboa) da base aérea de Banghyon, situada na zona oeste da Coreia do Norte, e seguiu para este, em direção ao mar do Japão, referiu o governante, citado pela Agência France Presse.

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.