sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro-ministro francês insiste no eixo Franco-alemão para resistir à desintegração da UE

O primeiro-ministro francês, Bernard Cazeneuve, e a chanceler alemã, Angela Merkel, reiteraram hoje a importância da cooperação França-Alemanha num momento de mudanças e riscos.

"Esta solidariedade muito forte entre Paris e Berlim é hoje mais necessária do que nunca à medida que alguns agitam o espectro da desunião da Europa (...) e nós devemos enfrentar juntos os maiores desafios globais", sublinhou Cazeneuve em declarações à imprensa ao lado da chanceler alemã, ainda antes do encontro entre ambos.

Cazeneuve enumerou os desafios globais que os dois países devem enfrentar em conjunto: "a situação securitária que resulta do terrorismo que ataca os dois países", "o desafio migratório" e os "desafios ambientais e políticos".

"A nossa responsabilidade comum é sobretudo a de fornecer respostas muito concretas àqueles que podem trazer valor-acrescentado à Europa, fornecer provas tangíveis do que somos capazes de fazer em conjunto", acrescentou.

Por seu lado, a chanceler alemã disse que "só com cooperação estreita é possível enfrentar os perigos" e sublinhou a necessidade de ver prosperar as economias alemã e francesa, para que a "Europa seja forte".

O primeiro-ministro francês indicou igualmente que o "dever comum" da França e da Alemanha é o de "assegurar a estabilidade e o crescimento da economia europeia".

Lusa


  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • Coreia do Norte acusa Guterres de ser subordinado dos EUA

    Mundo

    A Coreia do Norte criticou esta quinta-feira o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, por apoiar sanções para pressionar o país a entrar em negociações com os Estados Unidos sobre a desnuclearização, referindo que tem atuado como um subordinado.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00
  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC