sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro-ministro francês insiste no eixo Franco-alemão para resistir à desintegração da UE

O primeiro-ministro francês, Bernard Cazeneuve, e a chanceler alemã, Angela Merkel, reiteraram hoje a importância da cooperação França-Alemanha num momento de mudanças e riscos.

"Esta solidariedade muito forte entre Paris e Berlim é hoje mais necessária do que nunca à medida que alguns agitam o espectro da desunião da Europa (...) e nós devemos enfrentar juntos os maiores desafios globais", sublinhou Cazeneuve em declarações à imprensa ao lado da chanceler alemã, ainda antes do encontro entre ambos.

Cazeneuve enumerou os desafios globais que os dois países devem enfrentar em conjunto: "a situação securitária que resulta do terrorismo que ataca os dois países", "o desafio migratório" e os "desafios ambientais e políticos".

"A nossa responsabilidade comum é sobretudo a de fornecer respostas muito concretas àqueles que podem trazer valor-acrescentado à Europa, fornecer provas tangíveis do que somos capazes de fazer em conjunto", acrescentou.

Por seu lado, a chanceler alemã disse que "só com cooperação estreita é possível enfrentar os perigos" e sublinhou a necessidade de ver prosperar as economias alemã e francesa, para que a "Europa seja forte".

O primeiro-ministro francês indicou igualmente que o "dever comum" da França e da Alemanha é o de "assegurar a estabilidade e o crescimento da economia europeia".

Lusa


  • "Almaraz: Uma bomba-relógio aqui ao lado"
    1:56
  • S. João do Porto sem balões
    2:36

    País

    No Porto, milhares de pessoas foram para a rua festejar o São João. Este ano houve tolerância zero no lançamento de balões, por causa do risco de incêndio. O fogo de artifício começou com mais de 15 minutos de atraso.

  • Mais de 100 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.