sicnot

Perfil

Mundo

Rússia divulga imagens com novas destruições em Palmira

© Omar Sanadiki / Reuters

A Rússia divulgou esta segunda-feira imagens de novas destruições na histórica cidade síria de Palmira, que foi recentemente recapturada pelo grupo extremista Daesh, alertando que os 'jihadistas' podem estar a planear demolir mais monumentos.

O Ministério da Defesa russo disse que as forças governamentais sírias estão a avançar na direção daquela cidade, encontrando-se a cerca de 20 quilómetros de Palmira.

O vídeo divulgado pelos russos mostra que os militantes danificaram gravemente a fachada do anfiteatro romano e o Tetrápilo, um monumento de forma cúbica com um portão em cada um dos quatro lados no centro da estrada com colunas que conduz ao teatro.

Os jihadistas do Daesh destruíram e danificaram vários monumentos na Síria e no Iraque.

Palmira, classificado pela UNESCO como património mundial, já tinha sido bastante danificada quando o Daesh ocupou a cidade durante 10 meses a partir de maio de 2015. Os jihadistas recuperaram a cidade em dezembro.

Com Lusa

  • Vala comum com 6 mil corpos em Mossul
    1:43
  • À redescoberta da Madeira, 16 anos depois
    1:59
  • A menina que os pais queriam chamar "Allah"

    Mundo

    ZalyKha Graceful Lorraina Allah tem 22 meses, anda não sabe ler nem escrever mas já está no centro de um processo judicial contra o Estado da Georgia, nos EUA. Os pais, Elizabeth Handy e Bilal Walk, apoiados por uma ONG, exigem na justiça que o nome seja reconhecido na certidão de nascimento para que a criança possa ser inscrita na escola, na segurança social ou nos registos e notoriado. O casal já tem um filho de 3 anos que se chama Masterful Mosirah Aly Allah.

  • Acidentes em falésias matam 94 pescadores lúdicos

    País

    Mais de 90 pescadores lúdicos morreram nos últimos 19 anos e 137 ficaram feridos em 252 acidentes registados em zona rochosa ou em falésia, a maioria na zona de Lagos, Faro, segundo dados da Autoridade Marítima Nacional.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35

    País

    A data para as próximas eleições autárquicas já gerou consenso. 1 de outubro é a data pedida pelos vários partidos ouvidos esta segunda-feira por António Costa. Na próxima quinta-feira, no Conselho de Ministros, o dia de ir às urnas vai ser escolhido.