sicnot

Perfil

Mundo

Cientistas chineses descobrem fóssil de dinossauro fêmea grávida

© Eduardo Munoz / Reuters

A descoberta de um fóssil de dinossauro fêmea grávida, com cerca de 245 milhões de anos, revelou que o animal, do grupo 'archosauromorpha', que inclui os antepassados das aves e crocodilos, dava à luz e não se reproduzia com ovos.

Antes da investigação, coordenada por Jun Liu, da Universidade de Tecnologia de Hefei, na China, e publicada esta terça-feira na revista Nature Communications, não era conhecida esta forma de reprodução nos répteis do grupo 'archosauromorpha'.

A equipa de Jun Liu descreve o novo fóssil de 'dinocephalosaurus', um réptil marinho com um pescoço muito longo, encontrado na China, e um embrião em avançado estado de desenvolvimento preservado no abdómen do animal adulto, provando que não há "qualquer impedimento geral contra a possibilidade de os 'archosauromorpha' darem à luz".

A análise da história da evolução dos 'dinocephalosaurus' indica que o sexo da descendência era determinado geneticamente, o que é diferente em outras espécies como crocodilos e algumas tartarugas, em que o sexo é definido pela temperatura dos ovos no ninho.

Os cientistas concluíram que a determinação genética do sexo pode ter sido uma pré-condição para a forma de reprodução nos 'dinocephalosaurus'.

Lusa

  • Francisco George toma posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa

    País

    O ex-diretor-geral da Saúde, Francisco George toma hoje posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Em entrevista à Lusa, manifestou a intenção de criar uma unidade para abastecimento de água potável e redução dos problemas de saneamento em catástrofes como os incêndios deste verão. Além disso, em nome da transparência, vai tornar públicas as contas do organização, incluindo os donativos.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Astronautas enviam mensagem no Dia de Ação de Graças
    1:06

    Mundo

    Comemora-se esta quinta-feira o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mais de 50 milhões de norte-americanos viajam ao encontro da família para celebrar o feriado. Também na Estação Espacial Internacional a data não foi esquecida.