sicnot

Perfil

Mundo

Disney corta relações com youtuber mais bem pago do mundo por anti-semitismo

A Disney cortou os laços com PewDiePie, a estrela do YouTube mais bem paga do mundo, devido a alegações de anti-semitismo.

A decisão aconteceu depois de vários vídeos que o sueco lançou nos últimos meses que a Disney considerou terem referências nazis ou imagens anti-semitas.

PewDiePie, cujo nome verdadeiro é Felix Kjellberg, afirma que o material era ofensivo, mas que não fomentava "qualquer tipo de de ódio".

O sueco lucrou 14,2 milhões de euros com os seus vídeos no YouTube em 2016.

Felix estava associado à Disney através da Maker Studios, uma empresa que detém uma rede de estrelas do YouTube, tinha mais de 53 milhões de subscritores, obtendo billiões de visualizações por mês, o que gerou uma enorme receita em publicidade.

"Embora Felix tenha criado um canal por ser provocativo e irreverente, claramente foi longe demais neste caso e os vídeos são inadequados", disse a Maker Studios.

Num dos vídeos polêmicos, Kjellberg pagou a dois índios para segurarem um letreiro que dizia "Morte a todos os judeus".

Em resposta às críticas, defendeu-se dizendo que estava "a tentar mostrar o quão louco o mundo moderno é, especificamente alguns dos serviços disponíveis on-line" e que as pessoas "fazem qualquer coisa por cinco dólares".

Noutros vídeos, também mostrou suásticas desenhadas por um fã, tocou o hino do Partido Nazi e fez uma breve saudação de Hitler - tudo como piada, disse.

No ano passado, PewDiePie foi temporariamente suspenso do Twitter depois de fazer fazer humor com o Estado Islâmico.

  • Admissão de efetivos nas Forças Armadas aquém do pedido pelas chefias
    1:42

    País

    O Ministério das Finanças autorizou a admissão de mais efetivos nas forças armadas, este ano mas a integração fica muito abaixo do número pedido pelas chefias militares. Mário Centeno só terá autorizado a integração de cerca de três mil militares em vez das cinco mil vagas propostas pelas chefias do Exército, Força Aérea e Marinha.

  • EUA preparam-se para ver o primeiro eclipse solar total, 38 anos depois
    1:40
  • Pyongyang acusa Washington de atirar "achas para a fogueira"
    1:47

    Mundo

    A Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciaram esta segunda-feira exercícios militares conjuntos. As manobras militares procuram ensaiar respostas a uma hipotética invasão da Coreia do Norte. Pyongyang já reagiu e diz que Washington está a atirar "achas para a fogueira". 

  • "É muito importante que os EUA mostrem determinação política e militar"
    0:50

    Mundo

    Os exércitos da Coreia do Sul e dos Estados Unidos iniciaram hoje as manobras anuais numa altura marcada pela recente escalada de tensão entre Pyongyang e Washington. Para Miguel Monjardino, comentador da SIC, estes exercícios militares são encarados como uma provocação para a Coreia do Norte. Monjardino defende que é importante que os EUA mostrem determinação no atual clima de tensão nuclear.

  • China prepara-se para inaugurar comboio mais rápido do mundo
    1:08
  • Morreu o rei da comédia
    2:08

    Cultura

    Um dos grandes nomes do humor norte-americano morreu ontem, aos 91 anos. Jerry Lewis era comediante, ator, argumentista, cantor e realizador. Considerado o rei da comédia, Lewis influenciou diferentes gerações de comediantes e foi defensor de várias causas humanitárias, entre as quais a distrofia muscular.

  • A insólita entrevista de Jerry Lewis que se tornou viral
    2:39

    Cultura

    Jerry Lewis concedeu no início deste ano uma entrevista insólita que se tornou viral nas redes sociais. O comediante decidiu, pura e simplesmente, não colaborar com o entrevistado. Lewis tinha na altura 90 anos e continuava a trabalhar, tendo participado no filme "Max Rose", em 2016.