sicnot

Perfil

Mundo

Guterres prolonga duração de mandatos em vários cargos-chave da ONU

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou esta terça-feira que prolongou por um ano o mandato de vários cargos-chave, uma revisão completa de toda a estratégia de paz e de segurança da organização.

Deste modo, foi decidida a continuidade do norte-americano Jeffrey Feltman, como secretário-geral adjunto para os Assuntos Políticos, do argentino Oscar Fernandez-Taranco, vice-secretário-geral de Apoio à Consolidação da Paz, e do indiano Atul Khare, no apoio ao secretário-geral Adjunto das Atividades no Terreno.

Por sua opção, deixará o cargo o atual chefe das Operações de Manutenção de Paz, o francês Hervé Ladsous, que será substituído, por um ano, a partir de abril, pelo seu compatriota Jean-Pierre Lacroix, e assim, a França manterá a liderança das missões de paz das Nações Unidas, como ocorre há anos.

António Guterres, em comunicado, afirma que a decisão foi tomada para dar tempo às Nações Unidas para completar o desempenho do processo de reforma e a arquitetura de todos os serviços responsáveis pela Paz e Segurança, noticiou a Efe.

O ex-primeiro-ministro português, que tomou posse no passado 01 de janeiro, disse desde o início que a reforma do sistema administrativo da ONU era uma de suas prioridades e criou uma equipa para discutir as diferentes propostas.

Os peritos deverão agora apresentar as suas recomendações e em junho Guterres deve consultar os Estados-membros sobre as propostas alterações.

Os Estados Unidos são o principal contribuinte para o orçamento da organização internacional, tendo o novo Governo, do Presidente Trump sido muito crítico quanto ao funcionamento das operações de manutenção de paz e comprometeu-se a trabalhar para eliminar tudo o que seja supérfluo.

Lusa

  • As primeiras reações à morte de Chester Bennington

    Cultura

    Chester Bennington, vocalista da banda de metal alternativo Linkin Park, morreu esta quinta-feira em casa em Palos Verdes Estates, no estado da Califórnia, nos EUA. Várias celebridades já reagiram à morte do músico de 41 anos. Segundo o TMZ, o cantor da banda norte-americana suicidou-se.

  • O perfil do novo herói do surf português
    3:43
  • O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional

    Mundo

    A antiga estrela de futebol americano O. J. Simpson vai sair em liberdade condicional, depois de ter cumprido nove anos de prisão num estabelecimento prisional do estado do Nevada, nos Estados Unidos.

  • Filho do leão Cecil também foi abatido por um caçador

    Mundo

    Xanda pode ter tido o mesmo fim que o seu pai, o leão Cecil, que em 2015 foi abatido por um caçador, no Zimbabué. Na altura, a morte de Cecil tomou proporções inéditas, chegando uma imagem do leão a ser projetada na fachada do Empire State Building. Agora, Xanda terá sido abatido a tiro por um caçador de troféus.