sicnot

Perfil

Mundo

Senado confirma Steve Mnuchin como secretário do Tesouro de Trump

© Yuri Gripas / Reuters

O Senado dos Estados Unidos confirmou hoje o milionário Steve Mnuchin como secretário do Tesouro do Governo de Donald Trump, cargo a partir do qual deverá promover uma reforma fiscal com a baixa de impostos como prioridade.

Com 53 votos a favor e 47 contra, Mnuchin passou a engrossar a lista de secretários com menos apoio da história no Senado, formada maioritariamente pelos nomeados por Trump para integrar o seu Governo.

Tal como já tinham feito com o secretário da Saúde, Tom Price, os democratas estenderam ao limite todo o processo de confirmação desde o trâmite da votação no Comité das Finanças, do qual se ausentaram para evitar o quórum, até ao plenário de hoje.

Os republicanos, com uma maioria de 52-48 no Senado, tiveram de alterar primeiro as regras do comité para aprovar Price e Mnuchin na ausência dos democratas e aguentar no plenário a maratona de discursos até chegar à votação.

O milionário Mnuchin, ex-executivo do banco de investimento Goldman Sachs, onde trabalhou entre 1994 e 2002, e produtor em Hollywood com êxitos como "Avatar" (2009) ou "American Sniper" (2014), foi escolhido por Trump para levar a cabo a sua prometida reforma fiscal.

Perante o Comité das Finanças, há quase um mês, Mnuchin afirmou que a reforma fiscal, especialmente o corte de impostos, será a "prioridade" do novo Governo, e apontou um objetivo de crescimento económico "sustentável entre 3 e 4 %".

Mnuchin também explicou que a equipa económica de Trump está a trabalhar "nos maiores cortes de impostos desde a Presidência de Ronald Reagan" na década de 1980.

Lusa

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • Moutinho e Raphael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.