sicnot

Perfil

Mundo

Senado confirma Steve Mnuchin como secretário do Tesouro de Trump

© Yuri Gripas / Reuters

O Senado dos Estados Unidos confirmou hoje o milionário Steve Mnuchin como secretário do Tesouro do Governo de Donald Trump, cargo a partir do qual deverá promover uma reforma fiscal com a baixa de impostos como prioridade.

Com 53 votos a favor e 47 contra, Mnuchin passou a engrossar a lista de secretários com menos apoio da história no Senado, formada maioritariamente pelos nomeados por Trump para integrar o seu Governo.

Tal como já tinham feito com o secretário da Saúde, Tom Price, os democratas estenderam ao limite todo o processo de confirmação desde o trâmite da votação no Comité das Finanças, do qual se ausentaram para evitar o quórum, até ao plenário de hoje.

Os republicanos, com uma maioria de 52-48 no Senado, tiveram de alterar primeiro as regras do comité para aprovar Price e Mnuchin na ausência dos democratas e aguentar no plenário a maratona de discursos até chegar à votação.

O milionário Mnuchin, ex-executivo do banco de investimento Goldman Sachs, onde trabalhou entre 1994 e 2002, e produtor em Hollywood com êxitos como "Avatar" (2009) ou "American Sniper" (2014), foi escolhido por Trump para levar a cabo a sua prometida reforma fiscal.

Perante o Comité das Finanças, há quase um mês, Mnuchin afirmou que a reforma fiscal, especialmente o corte de impostos, será a "prioridade" do novo Governo, e apontou um objetivo de crescimento económico "sustentável entre 3 e 4 %".

Mnuchin também explicou que a equipa económica de Trump está a trabalhar "nos maiores cortes de impostos desde a Presidência de Ronald Reagan" na década de 1980.

Lusa

  • Detido dono do cão que feriu criança com gravidade

    País

    O dono do cão de raça Rottweiler que esta terça-feira feriu com gravidade uma criança de 4 anos em Matosinhos foi detido pela PSP e o animal já foi recolhido no canil municipal, informou fonte oficial da autarquia.

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.