sicnot

Perfil

Mundo

"Há um compromisso forte das elites norte-americanas com a NATO"

"Há um compromisso forte das elites norte-americanas com a NATO"

Daniel Pinéu considera que existe um forte compromisso das elites norte-americanas com a NATO, mas tem duvidas do verdadeiro comprometimento da administração Trump com a instituição. O especialista em assuntos internacionais entende que as declarações do secretário da Defesa, sobre a necessidade de serem cumpridos os 2% dos PIB destinados à defesa, significam um pedido de ajuda da Mattis para que, atingida essa percentagem, ainda seja possível mudar a visão da administração Trump em relação à NATO.

  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40

    Economia

    Carlos Moedas diz que Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas a propósito da saída do procedimento por défice excessivo. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o comissário europeu levanta dúvidas sobre a renegociação da dívida e garante que a escolha de Mário Centeno para a liderança do Eurogrupo vai depender do entendimento dos países do euro.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48