sicnot

Perfil

Mundo

Harrison Ford falha pista de aterragem e quase choca contra Boeing 737

© Eric Gaillard / Reuters

Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na segunda-feira, no Condado de Orange, na Califórnia.

De acordo com a BBC, Harrison Ford, de 74 anos, recebeu indicações para aterrar numa pista do Aeroporto John Wayne, mas o ator pilotou o seu avião em direção a uma via para táxis, passando mesmo ao lado de um Boeing 737, da American Airlines, com 110 passageiros e seis tripulantes a bordo.

Questionado sobre o episódio, o porta-voz da Agência Federal de Aviação (FAA), Ian Gregor, confirmou na terça-feira o incidente, sem revelar o nome do ator, alegando que "a FAA não identifica as pessoas envolvidas em acidentes aéreos".

Os controladores aéreos do Aeroporto John Wayne, situado a cerca de 70 quilómetros a sul de Los Angeles, "autorizaram um avião monomotor Husky a aterrar numa das pistas na segunda-feira à tarde", referiu Gregor.

"O piloto repetiu corretamente as instruções" para a torre de controlo, mas depois "aterrou numa pista de rodagem paralela à pista de aterragem, voando acima de um Boeing 737 que se preparava para entrar na pista ao lado para descolar", acrescentou a FAA, responsável pela investigação do incidente.

A AFP tentou obter uma reação a este episódio junto de um porta-voz de Harrison Ford, mas o agente do ator não quis comentar o sucedido. O ator corre o risco de receber uma repreensão, ou ter a sua licença de voo suspensa, refere a NBC.

O PT-22 da Segunda Guerra Mundial de Harrison Ford, após o acidente que sofreu em 2015.

O PT-22 da Segunda Guerra Mundial de Harrison Ford, após o acidente que sofreu em 2015.

© Lucy Nicholson / Reuters

Harrison Ford é um amante da aviação, coleciona aviões "vintage" e este não é o primeiro incidente registado com o ator aos comandos de um dos seus aviões. Há dois anos, o ator ficou ferido, quando pilotava o seu PT-22 da Segunda Guerra Mundial. O aparelho teve uma avaria e o ator foi obrigado a fazer uma aterragem de emergência num campo de golfe, próximo a Los Angeles.

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • Quando o cancro chega por mero acaso
    1:55

    Mundo

    Cerca de dois terços das mutações que ocorrem nas células cancerígenas devem-se ao acaso, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Em Portugal, o Diretor do Programa Nacional Doenças Oncológicas alerta para a importância de um diagnóstico precoce e um estilo de vida saudável como forma de reduzir a fatalidade.