sicnot

Perfil

Mundo

Harrison Ford falha pista de aterragem e quase choca contra Boeing 737

© Eric Gaillard / Reuters

Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na segunda-feira, no Condado de Orange, na Califórnia.

De acordo com a BBC, Harrison Ford, de 74 anos, recebeu indicações para aterrar numa pista do Aeroporto John Wayne, mas o ator pilotou o seu avião em direção a uma via para táxis, passando mesmo ao lado de um Boeing 737, da American Airlines, com 110 passageiros e seis tripulantes a bordo.

Questionado sobre o episódio, o porta-voz da Agência Federal de Aviação (FAA), Ian Gregor, confirmou na terça-feira o incidente, sem revelar o nome do ator, alegando que "a FAA não identifica as pessoas envolvidas em acidentes aéreos".

Os controladores aéreos do Aeroporto John Wayne, situado a cerca de 70 quilómetros a sul de Los Angeles, "autorizaram um avião monomotor Husky a aterrar numa das pistas na segunda-feira à tarde", referiu Gregor.

"O piloto repetiu corretamente as instruções" para a torre de controlo, mas depois "aterrou numa pista de rodagem paralela à pista de aterragem, voando acima de um Boeing 737 que se preparava para entrar na pista ao lado para descolar", acrescentou a FAA, responsável pela investigação do incidente.

A AFP tentou obter uma reação a este episódio junto de um porta-voz de Harrison Ford, mas o agente do ator não quis comentar o sucedido. O ator corre o risco de receber uma repreensão, ou ter a sua licença de voo suspensa, refere a NBC.

O PT-22 da Segunda Guerra Mundial de Harrison Ford, após o acidente que sofreu em 2015.

O PT-22 da Segunda Guerra Mundial de Harrison Ford, após o acidente que sofreu em 2015.

© Lucy Nicholson / Reuters

Harrison Ford é um amante da aviação, coleciona aviões "vintage" e este não é o primeiro incidente registado com o ator aos comandos de um dos seus aviões. Há dois anos, o ator ficou ferido, quando pilotava o seu PT-22 da Segunda Guerra Mundial. O aparelho teve uma avaria e o ator foi obrigado a fazer uma aterragem de emergência num campo de golfe, próximo a Los Angeles.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11