sicnot

Perfil

Mundo

Harrison Ford falha pista de aterragem e quase choca contra Boeing 737

© Eric Gaillard / Reuters

Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na segunda-feira, no Condado de Orange, na Califórnia.

De acordo com a BBC, Harrison Ford, de 74 anos, recebeu indicações para aterrar numa pista do Aeroporto John Wayne, mas o ator pilotou o seu avião em direção a uma via para táxis, passando mesmo ao lado de um Boeing 737, da American Airlines, com 110 passageiros e seis tripulantes a bordo.

Questionado sobre o episódio, o porta-voz da Agência Federal de Aviação (FAA), Ian Gregor, confirmou na terça-feira o incidente, sem revelar o nome do ator, alegando que "a FAA não identifica as pessoas envolvidas em acidentes aéreos".

Os controladores aéreos do Aeroporto John Wayne, situado a cerca de 70 quilómetros a sul de Los Angeles, "autorizaram um avião monomotor Husky a aterrar numa das pistas na segunda-feira à tarde", referiu Gregor.

"O piloto repetiu corretamente as instruções" para a torre de controlo, mas depois "aterrou numa pista de rodagem paralela à pista de aterragem, voando acima de um Boeing 737 que se preparava para entrar na pista ao lado para descolar", acrescentou a FAA, responsável pela investigação do incidente.

A AFP tentou obter uma reação a este episódio junto de um porta-voz de Harrison Ford, mas o agente do ator não quis comentar o sucedido. O ator corre o risco de receber uma repreensão, ou ter a sua licença de voo suspensa, refere a NBC.

O PT-22 da Segunda Guerra Mundial de Harrison Ford, após o acidente que sofreu em 2015.

O PT-22 da Segunda Guerra Mundial de Harrison Ford, após o acidente que sofreu em 2015.

© Lucy Nicholson / Reuters

Harrison Ford é um amante da aviação, coleciona aviões "vintage" e este não é o primeiro incidente registado com o ator aos comandos de um dos seus aviões. Há dois anos, o ator ficou ferido, quando pilotava o seu PT-22 da Segunda Guerra Mundial. O aparelho teve uma avaria e o ator foi obrigado a fazer uma aterragem de emergência num campo de golfe, próximo a Los Angeles.

  • Mais de 50 concelhos do país em risco máximo de incêndio

    País

    Mais de meia centena de concelhos de dez distritos do país estão hoje em risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, estão sob este aviso 51 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Faro, Portalegre, Santarém, Coimbra, Leiria, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança.

  • "Ao contrário do que diz a direita, o futuro dos jovens é aqui"
    0:52

    Economia

    António Costa atacou esta sexta-feira à noite a direita com o aumento do emprego jovem. Perante vários jovens no acampamento nacional da Juventude Socialista, o secretário-geral do PS dirigiu-se ainda aos partidos de direita para garantir que o aumento do salário mínimo está a criar mais emprego com maior qualidade.

  • Uma viagem aérea por Pegões
    1:00
    Visão de Portugal

    Visão de Portugal

    DIARIAMENTE NO JORNAL DA NOITE

    O espaço Visão de Portugal, do Jornal da Noite da SIC, mostra o país através de imagens aéreas. A rubrica leva-nos esta sexta-feira a sobrevoar Pegões, no concelho de Tomar. 

  • Porto eleito pela terceira vez o melhor destino europeu 
    2:53

    País

    O Porto foi eleito o melhor destino europeu pela terceira vez e as distinções internacionais não param de chegar. Desta vez os elogios chegam através da norte-americana CNN. Os preços acessíveis, a gastronomia, a história e a arquitetura são os pontos da cidade que tem a rua com maior tráfego do país. 

  • Lisboa é o terceiro melhor destino de cruzeiros
    1:22

    País

    O Turismo em Lisboa tem registado um crescimento. A cultura, a arte e os preços baixos são os pontos fortes apontados pelos turistas. A capital é já considerada o terceiro melhor destino de cruzeiros. O novo terminal do porto de Lisboa e a ligação direta a Pequim deverão aumentar ainda mais o número de visitantes.

  • Ir ao Minho e a Sintra
    22:50
  • Líder da Palestina hospitalizado

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, de 82 anos, foi hospitalizado este sábado em Ramallah, na Cisjordânia, para se submeter a um "exame de rotina" durante algumas horas, anunciou um porta-voz.