sicnot

Perfil

Mundo

Morreu a cadela "melhor amiga" dos pinguins australianos

Câmara de Warrnambool

Morreu "Oddball", o cão que salvou uma colónia de pinguins na cidade australiana de Warrnambool, em Vitória.

Oddball foi o primeiro cão a participar num projeto para salvar uma colónia de pinguins, ameaçada pelos ataques de raposas. Morreu aos 15 anos.

A cerca de 150 metros da costa de Warrnambool, a colónia de Middle Island está ligada ao continente por uma ponte de areia. Há décadas que é habitada por pinguins, mas nos últimos anos os ataques de raposas têm dizimado a colónia. Razão pela qual Alan Marsh, um agricultor que treinava Pastores de Maremma para proteger as suas galinhas, sugeriu a aplicação da mesma estratégia para os pinguins.

Pioneira na tarefa, a cadela Oddball esteve duas semanas a proteger a colónia de Middle Islands. A missão foi um sucesso, com a recuperação substancial do número de pinguins.

Desde então, foi por isso implantado um projeto permanente no local. Dois cães, Eudy e Tula, passam cinco dias por semana na ilha durante a época de reprodução.

A presidente da câmara de Warrnambool avançou, entretanto, que está em estudo a contrução de uma estátua de Oddball.

"Estamos em dívida para com Oddball. Penso que temos de a homenagear pelo trabalho que fez no crescimento da população de pinguins", declarou.

A histórica missão de Oddball motivou a realização de um filme, há dois anos.

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos oito jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47