sicnot

Perfil

Mundo

Morreu a cadela "melhor amiga" dos pinguins australianos

Câmara de Warrnambool

Morreu "Oddball", o cão que salvou uma colónia de pinguins na cidade australiana de Warrnambool, em Vitória.

Oddball foi o primeiro cão a participar num projeto para salvar uma colónia de pinguins, ameaçada pelos ataques de raposas. Morreu aos 15 anos.

A cerca de 150 metros da costa de Warrnambool, a colónia de Middle Island está ligada ao continente por uma ponte de areia. Há décadas que é habitada por pinguins, mas nos últimos anos os ataques de raposas têm dizimado a colónia. Razão pela qual Alan Marsh, um agricultor que treinava Pastores de Maremma para proteger as suas galinhas, sugeriu a aplicação da mesma estratégia para os pinguins.

Pioneira na tarefa, a cadela Oddball esteve duas semanas a proteger a colónia de Middle Islands. A missão foi um sucesso, com a recuperação substancial do número de pinguins.

Desde então, foi por isso implantado um projeto permanente no local. Dois cães, Eudy e Tula, passam cinco dias por semana na ilha durante a época de reprodução.

A presidente da câmara de Warrnambool avançou, entretanto, que está em estudo a contrução de uma estátua de Oddball.

"Estamos em dívida para com Oddball. Penso que temos de a homenagear pelo trabalho que fez no crescimento da população de pinguins", declarou.

A histórica missão de Oddball motivou a realização de um filme, há dois anos.

  • Os likes dos candidatos às autárquicas no Facebook
    4:00

    Autárquicas 2017

    Se há mais de 5 milhões de portugueses no Facebook, é natural que as autárquicas também passem pela rede social mais usada no país e no mundo. A SIC apresenta-lhe os 10 candidatos cujas páginas têm mais seguidores e, para a comparação ser mais justa, os que têm mais seguidores em Portugal - porque há também quem estranhamente tenha milhares de fãs em países como Egito, Filipinas ou Vietname.

  • Sondagem prevê vitória de Basílio em Sintra e de Bernardino em Loures
    3:03
  • Menina mexicana encontrada viva sob os escombros nunca existiu
    2:24

    Mundo

    As autoridades mexicanas desmentiram a existência de uma menina de 12 anos sob os escombros da escola da capital. Frida Sofia afinal não existe e ainda ninguém assumiu quem fez circular a notícia. O sismo de magnitude 7,1 fez mais de 290 mortos e mais de 40 pessoas continuam desaparecidas.