sicnot

Perfil

Mundo

Morreu a cadela "melhor amiga" dos pinguins australianos

Câmara de Warrnambool

Morreu "Oddball", o cão que salvou uma colónia de pinguins na cidade australiana de Warrnambool, em Vitória.

Oddball foi o primeiro cão a participar num projeto para salvar uma colónia de pinguins, ameaçada pelos ataques de raposas. Morreu aos 15 anos.

A cerca de 150 metros da costa de Warrnambool, a colónia de Middle Island está ligada ao continente por uma ponte de areia. Há décadas que é habitada por pinguins, mas nos últimos anos os ataques de raposas têm dizimado a colónia. Razão pela qual Alan Marsh, um agricultor que treinava Pastores de Maremma para proteger as suas galinhas, sugeriu a aplicação da mesma estratégia para os pinguins.

Pioneira na tarefa, a cadela Oddball esteve duas semanas a proteger a colónia de Middle Islands. A missão foi um sucesso, com a recuperação substancial do número de pinguins.

Desde então, foi por isso implantado um projeto permanente no local. Dois cães, Eudy e Tula, passam cinco dias por semana na ilha durante a época de reprodução.

A presidente da câmara de Warrnambool avançou, entretanto, que está em estudo a contrução de uma estátua de Oddball.

"Estamos em dívida para com Oddball. Penso que temos de a homenagear pelo trabalho que fez no crescimento da população de pinguins", declarou.

A histórica missão de Oddball motivou a realização de um filme, há dois anos.

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Grupo de brasileiros em assalto milionário no Paraguai
    1:24