sicnot

Perfil

Mundo

Morreu a cadela "melhor amiga" dos pinguins australianos

Câmara de Warrnambool

Morreu "Oddball", o cão que salvou uma colónia de pinguins na cidade australiana de Warrnambool, em Vitória.

Oddball foi o primeiro cão a participar num projeto para salvar uma colónia de pinguins, ameaçada pelos ataques de raposas. Morreu aos 15 anos.

A cerca de 150 metros da costa de Warrnambool, a colónia de Middle Island está ligada ao continente por uma ponte de areia. Há décadas que é habitada por pinguins, mas nos últimos anos os ataques de raposas têm dizimado a colónia. Razão pela qual Alan Marsh, um agricultor que treinava Pastores de Maremma para proteger as suas galinhas, sugeriu a aplicação da mesma estratégia para os pinguins.

Pioneira na tarefa, a cadela Oddball esteve duas semanas a proteger a colónia de Middle Islands. A missão foi um sucesso, com a recuperação substancial do número de pinguins.

Desde então, foi por isso implantado um projeto permanente no local. Dois cães, Eudy e Tula, passam cinco dias por semana na ilha durante a época de reprodução.

A presidente da câmara de Warrnambool avançou, entretanto, que está em estudo a contrução de uma estátua de Oddball.

"Estamos em dívida para com Oddball. Penso que temos de a homenagear pelo trabalho que fez no crescimento da população de pinguins", declarou.

A histórica missão de Oddball motivou a realização de um filme, há dois anos.

  • Hospitais vão ser penalizados se não cumprirem tempos de espera
    2:37

    País

    O Ministério da Saúde vai penalizar os hospitais que não cumprem os tempos de espera nas urgências e que tenham taxas elevadas de cesarianas. O novo modelo de financiamento prevê ainda linhas de financiamento próprio para a obesidade e rastreios do cancro do cólon e do colo do útero.

  • Assédio, até onde vai a tolerância?
    35:26