sicnot

Perfil

Mundo

Motoristas da Uber no Brasil estão a ser mortos por dinheiro

© Reuters Photographer / Reuter

No Brasil, a Uber aceita que as viagens sejam pagas em dinheiro. Uma situação que, à partida, parece inofensiva, não fossem o aumento dos assaltos e mortes que a prática despoletou.

Numa noite de setembro de 2016, o condutor brasileiro Osvaldo Luis Modolo Filho recebeu um pedido de boleia de um jovem casal em São Paulo, que seria pago em dinheiro. Sem nunca imaginar o final, Osvaldo aceitou o pedido.

A alguns quarteirões do destino, os dois jovens - que tinham usado nomes falsos na aplicação - apontaram duas facas de cozinha ao motorista e esfaquearam-no repetidamente. O homem, de 52 anos, foi deixado no meio da rua, ferido, enquanto os seus agressores fugiram no carro que lhe pertencia, de acordo com a Reuters.

O homem acabou por morrer, não resistindo aos ferimentos que os jovens lhe provocaram. Segundo a empresa, esta foi a primeira vez que um condutor da Uber foi morto no Brasil, mas os crimes não pararam por aqui.

Antes de aceitarem uma viagem, os motoristas da Uber não sabem a localização dos clientes. Acabam por isso, muitas das vezes, no meio das favelas brasileiras à mercê de criminosos.

Até agora, a polícia brasileira confirmou pelo menos seis mortes de motoristas da Uber. O aumento na taxa de crime está relacionado com a nova política da empresa que permite pagamentos em dinheiro.

Em outubro, a Uber negou quaisquer problemas relacionados com os pagamentos no Brasil. Andrew Macdonald, coordenador da região, disse que a empresa estudou todas as possibilidades e que não existia perigo.

A Uber aceita o pagamento das viagens em dinheiro na Índia, Ásia e na América Latina.

Neste momento, os dois individuos que assaltaram e assassinaram o motorista brasileiro foram detidos e condenados por homícidio. Aguardam ainda a sentença final.

  • Homem processa Uber por ter causado o divórcio

    Mundo

    Um cidadão francês processou a Uber por supostamente ter levado ao seu divórcio. Segundo a imprensa francesa, a mulher do cidadão terá descoberto a traição do marido através de notificações enviadas pela Uber.

  • Atentado "falhado" em Nova Iorque
    1:43

    Mundo

    Uma explosão numa das zonas mais movimentadas de Manhattan fez quatro feridos, esta segunda-feira. Entre eles está o homem que transportava o engenho e que foi entretanto detido.

  • A brincadeira de um youtuber que podia ter acabado mal

    Mundo

    Um jovem youtuber inglês enfiou a cabeça num saco de plástico, prendeu-a na parte interna de um microondas e encheu depois o eletrodoméstico com cimento. A brincadeira, que podia ter acabado de forma trágica, deixou o jovem completamente preso e obrigou à intervenção dos serviços de emergência.

    SIC

  • "Popeye" russo pode ter que amputar braços

    Mundo

    Um jovem russo injetou um óleo no corpo para conseguir ter músculos, mais propriamente nos seus braços, que já cresceram cerca de 25 centímetros. Contudo, segundo um médico, o procedimento pode levar à necessidade de amputação, deixando o jovem sem os membros.

  • 10 Minutos com Leonor Beleza
    10:27

    10 Minutos

    A nossa convidada desta segunda-feira ainda é conhecida por ter sido ministra da Saúde e pelo seu trabalho à frente da Fundação Champalimaud. Mas desta vez vamos falar com Leonor Beleza sobre os 40 anos da revisão do Código Civil, em que esteve envolvida.

    Entrevista completa