sicnot

Perfil

Mundo

"Dentro do Caos da Casa Branca de Donald Trump"

A capa desta semana da revista Time ilustra o tumultuoso primeiro mês de Donald Trump na Casa Branca. Um "caos" provocado pela tempestade desencadeada por várias decisões polémicas, mas também o caos familiar e o ambiente que se vive na residência oficial onde não habita uma família.

A ilustração é da autoria de Tim O'Brien e acompanha o artigo de fundo intitulado "Dentro do Caos da Casa Branca de Donald Trump" em que são abordados os temas polémicos do primeiro mês como Presidente dos EUA - do (impugnado) decreto que impedia a entrada de passageiros oriundos de países de maioria muçulmana, às revelações sobre as ligações da equipa de campanha de Trump à Rússia ou ao falhanço da nomeação do conselheiro para a Segurança Nacional, Michael Flynn.

Aborda também a questão familiar - da ausência da primeira-dama na residência oficial à nomeação de familiares como conselheiros.

"No centro desta tempestade, Trump continua a segurar as rédeas e a dar o tom, fazendo as coisas como sempre fez, à sua maneira. Sem a mulher ou família na residência, telefona aos amigos a horas tardias e liga aos funcionários da Casa Branca através das comunicações internas muito cedo pela manhã. Convidou a filha Ivanka, conselheira sem forma nem título oficial, para reuniões sobre assuntos delicados".

A revista publica ainda um pequeno vídeo com uma entrevista ao autor da capa do número que sai a 27 de fevereiro. Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos Estados Unidos a 20 de janeiro de 2017.

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14