sicnot

Perfil

Mundo

Membro do AKP demite-se após avisar para guerra civil na Turquia

© Umit Bektas / Reuters

Um membro do partido AKP, no poder na Turquia, apresentou esta quinta-feira a sua demissão depois avisar para uma eventual "guerra civil" caso a reforma constitucional seja rejeitada no referendo previsto para abril.

O incidente ilustra a tensão na Turquia, dois meses antes da consulta popular sobre aquela reforma que aumenta os poderes do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusado pelos seus críticos de autoritarismo.

"Se não ultrapassarmos os 50%, se não ganharmos o referendo, devemos estar preparados para uma guerra civil", disse Ozan Erdem, vice-líder do AKP na província de Manisa.

A declaração provocou um alvoroço, com a oposição a acusar as autoridades de levantar o espectro do caos e adotar uma retórica ameaçadora.

Ozan Erdem apresentou hoje a demissão, afirmando que a suas declarações foram distorcidas.

"As minhas afirmações foram apresentadas de uma forma que não refletem aquilo que quis dizer", afirmou, citado pela agência de notícias Dogan.

A reforma constitucional desejada pelo Presidente Erdogan desencadeou uma apaixonada discussão política na Turquia, incluindo situações de conflito no parlamento.

O novo texto transfere o poder executivo para o chefe de Estado, que também poderá passar a intervir no campo legal.

Os líderes turcos acreditam que aquela reforma é necessária para dar à Turquia um Presidente forte, capaz de lidar com os desafios económicos e de segurança.

A oposição política defende que a reforma vai dar muito poder a Recep Tayyip Erdogan, a quem acusam de autoritarismo, especialmente desde a falhada tentativa de golpe de Estado em julho.

Lusa

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos 8 jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • Rui Rio alerta que violações do segredo de justiça ameaçam democracia
    2:16

    País

    Rui Rio diz que não pede demissões "a cada esquina" e prefere aguardar pelas respostas do ministro Adjunto Siza Vieira, sobre o alegado conflito de interesses com os acionistas chineses da EDP. O líder do PSD esteve esta terça-feira reunido com a direção nacional da Polícia Judiciária, onde defendeu que a violação do segredo de justiça é insustentável e ameaça o regime democrático.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47