sicnot

Perfil

Mundo

Registados sismos em zona na Indonésia devastada por terramoto em dezembro

© Darren Whiteside / Reuters

Dois sismos, com uma magnitude superior a 5 na escala de Richter, sacudiram esta quinta-feira uma zona da província de Aceh, na Indonésia, devastada por um terramoto em dezembro, provocando danos em habitações e feridos.

Dois sismos, com magnitudes de 5,1 e 5,6, separados por um curto intervalo de tempo, foram registados pouco depois das 03:00 (hora em Lisboa), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitoriza a atividade sísmica mundial.

A Cruz Vermelha da Indonésia indicou que duas casas colapsaram em Pidie Jaya, perto do epicentro do abalo telúrico, e que pelo menos nove pessoas ficaram feridas no distrito de Trianggadeng, havendo ainda registos de "apagões" em diversas áreas da região.

Um sismo de 6,5 na escala de Richter, ocorrido a 07 de dezembro, fez mais de 100 mortos e danificou total ou parcialmente 11.000 edifícios, a maioria casas.

Lusa

  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • Comissão Europeia quer proibir o tabaco na praia

    País

    A Comissão Europeia quer proibir o tabaco em todos os espaços públicos, incluindo praias, parques infantis e equipamentos desportivos. A proposta foi apresentada pelo comissário da Saúde e Segurança Alimentar que, além de querer reduzir a dependência do tabaco, também sugere que todos os estados membros apliquem uma idade mínima para a venda de tabaco.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07