sicnot

Perfil

Mundo

Registados sismos em zona na Indonésia devastada por terramoto em dezembro

© Darren Whiteside / Reuters

Dois sismos, com uma magnitude superior a 5 na escala de Richter, sacudiram esta quinta-feira uma zona da província de Aceh, na Indonésia, devastada por um terramoto em dezembro, provocando danos em habitações e feridos.

Dois sismos, com magnitudes de 5,1 e 5,6, separados por um curto intervalo de tempo, foram registados pouco depois das 03:00 (hora em Lisboa), segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que monitoriza a atividade sísmica mundial.

A Cruz Vermelha da Indonésia indicou que duas casas colapsaram em Pidie Jaya, perto do epicentro do abalo telúrico, e que pelo menos nove pessoas ficaram feridas no distrito de Trianggadeng, havendo ainda registos de "apagões" em diversas áreas da região.

Um sismo de 6,5 na escala de Richter, ocorrido a 07 de dezembro, fez mais de 100 mortos e danificou total ou parcialmente 11.000 edifícios, a maioria casas.

Lusa

  • Captura ilegal de cavalos-marinhos na Ria Formosa
    3:02

    País

    Há cada vez menos cavalos marinhos na Ria Formosa. Cientistas da Universidade do Algarve dizem que a maior população desta espécie no mundo, que é a que existe na Ria Formosa, está ameaçada devido à captura ilegal para o mercado asiático. Dizem que, se nada for feito para travar este fenómeno, esta espécie protegida pode desaparecer em poucos anos.