sicnot

Perfil

Mundo

Toyota chama à revisão todas as viaturas vendidas do modelo ecológico Mirai

© Aly Song / Reuters

A Toyota chamou à revisão as mais de 2.800 unidades do seu modelo ecológico Mirai, vendidas em todo o mundo, devido a um problema de sobrecarga de voltagem, confirmou esta quinta-feira o fabricante japonês à agência Efe.

A chamada às oficinas afeta as 2.843 unidades do modelo Mirai fabricadas entre novembro de 2014 e dezembro de 2016 e vendidas no Japão (1.500), Estados Unidos (1.200), Europa (140) e Emirados Árabes Unidos (3).

Segundo a Toyota, o Toyota Mirai é o primeiro automóvel sedan movido a hidrogénio de produção em série do mundo.

A Toyota, que não informou de qualquer incidente relacionado com o defeito detetado, explicou que o problema de sobrecarga de voltagem leva à paragem do sistema de bateria do combustível, ainda que a direção assistida e os travões funcionem normalmente.

Os distribuidores da Toyota vão começar a enviar notificações aos proprietários afetados a partir de meados deste mês para que se dirijam aos concessionários automóveis para atualizar o 'software' do sistema que corrige o mau funcionamento da bateria sem qualquer custo.

No caso dos Estados Unidos, os avisos vão começar a chegar a partir de abril, explicou o fabricante automóvel japonês.

A Toyota começou a comercializar o seu veículo ecológico de emissões zero Mirai em dezembro de 2014 no Japão, mas alargou as vendas mais tarde aos mercados globais.

A empresa nipónica tem apostado nos veículos com bateria de hidrogénio, considerando-a a melhor opção dentro dos modelos híbridos, esperando vender mais de 30.000 unidades até ao ano 2020.

A falta de postos de abastecimento e a infraestrutura necessária para o recarregamento continua a ser, contudo, um dos principais obstáculos à sua proliferação no mercado.

Lusa

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos 8 jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • Rui Rio alerta que violações do segredo de justiça ameaçam democracia
    2:16

    País

    Rui Rio diz que não pede demissões "a cada esquina" e prefere aguardar pelas respostas do ministro Adjunto Siza Vieira, sobre o alegado conflito de interesses com os acionistas chineses da EDP. O líder do PSD esteve esta terça-feira reunido com a direção nacional da Polícia Judiciária, onde defendeu que a violação do segredo de justiça é insustentável e ameaça o regime democrático.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.

  • A maior obra de reconversão urbana em Portugal 20 anos depois
    3:47