sicnot

Perfil

Mundo

Trump pede a Departamento de Justiça para investigar "fugas de informação"

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse esta quinta-feira que pediu ao Departamento de Justiça que investigue "fugas criminosas" de informação sobre o Governo, que se multiplicaram nas primeiras semanas do seu mandato.

"Pedi ao Departamento de Justiça que examine as fugas. São fugas criminosas", anunciou Donald Trump, em conferência de imprensa na Casa Branca.

O chefe de Estado assegurou que as informações sobre os contactos entre pessoas da sua campanha e o Governo russo são "notícias falsas", mas que as fugas "são reais", insinuando que são feitas por "gente provavelmente da administração [do ex-presidente Barack] Obama".

Alguns daqueles funcionários continuam a trabalhar nas agências federais, enquanto esperam que cheguem os seus substitutos nomeados por Donald Trump, que estão ainda a ser aprovados pelo Senado, disse o Presidente.

O que preocupa Donald Trump, segundo assegurou, é que haja fugas de informação sobre a sua estratégia para os "problemas da Coreia do Norte" e do Médio Oriente.

Lusa

  • Trump ameaça "apanhar" os autores das fugas de informação

    Mundo

    Donald Trump garantiu hoje que vai "apanhar" os autores das fugas de informação para a imprensa, depois das revelações sobre os contactos da sua equipa de campanha com a Rússia e as conversas entre o ex-conselheiro para a Segurança Michael Flynn e o embaixador russo nos EUA.

  • "Acho que foi a Rússia"
    3:45

    Mundo

    Donald Trump deu esta quarta-feira a primeira conferência de imprensa após a eleição como Presidente dos Estados Unidos. A Rússia foi o tema que dominou as perguntas e respostas. Trump disse que acredita que a Rússia esteve por trás das fugas de informação do Comité Nacional Democrata.

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15

    Mundo

    Emmerson Mnangagwa é o sucessor de Robert Mugabe que regressou esta quarta-feira da África do Sul, onde estava refugiado. No primeiro discurso, o Presidente do Zimbabué falou de uma nova democracia no país. Mnangagwa, conhecido como crocodilo, é suspeito de atrocidades na guerra civil pós-independência. 

  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50