sicnot

Perfil

Mundo

Tunísia prolonga estado de emergência

© Zoubeir Souissi / Reuters

O Governo da Tunísia decidiu esta quinta-feira prolongar por mais três meses o estado de emergência imposto em novembro de 2015, depois do último atentado.

O ministro da Defesa, Farhat Horchani, já tinha assegurado esta semana que o nível de ameaça terrorista se mantinha, devido à instabilidade política e à guerra na Líbia, com quem faz fronteira a sul.

Os serviços de informação locais acreditam que a maior parte dos líderes do ramo da Líbia do grupo extremista Daesh são procedentes de movimentos islamitas radicais tunisinos, como o "Ansar al Sharia" e o grupo "Oqba bin Nafaa".

Na quarta-feira, o primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed, deu a entender que aquela poderá ser a última renovação do estado de emergência, que restringe direitos individuais e sociais, e que Zinedin el Abedin Bem Ali, o ditador deposto em 2011, utilizava como instrumento de repressão.

A Tunísia sofreu graves atentados terroristas em 2015, que provocaram a morte a 72 pessoas, 60 das quais estrangeiros.

Segundo dados do Governo, cerca de 5.000 tunisinos juntaram-se a grupos radicais islâmicos no estrangeiro, o que torna o país no primeiro exportador mundial de combatentes.

Lusa

  • Equipa da SIC impedida de entrar na Venezuela

    País

    A SIC tinha uma equipa a caminho da Venezuela para cobrir as eleições da Assembleia Constituinte que decorrem no domingo. No entanto o jornalista Luís Garriapa e o repórter de imagem Odacir Junior foram impedidos de entrar no país. A equipa de reportagem foi barrada à chegada ao aeroporto de Caracas. Num despacho enviado à companhia aérea que os transportou, tanto o jornalista como o repórter de imagem são considerados "inadmissíveis no território da Venezuela".

  • "Fomos considerados inadmissíveis no território da Venezuela"
    4:43

    País

    O jornalista Luís Garriapa entrou em direto no Jornal da Noite, para explicar o que aconteceu esta quinta-feira, no aeroporto de Caracas. A equipa de reportagem de SIC foi impedida de entrar na Venezuela, onde ia cobrir as eleições da Assembleia Constituinte, marcadas para domingo.

  • Marcelo lembra como foi tratada a tragédia durante a ditadura
    2:25
  • Ministra admite falhas no SIRESP no presente e no passado
    2:35

    País

    A ministra da Administração Interna admitiu, esta quinta-feira, que o SIRESP falha no presente tal como já falhou no passado, quando a tutela pertencia ao Governo PSD. Os sociais-democratas quiserem ouvir Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar mas desta vez a ministra defendeu-se com um ataque. 

  • Uma viagem aérea pela aldeia histórica de Monsanto
    0:50
  • Quase três mil toneladas de plástico ameçam tartarugas no Mediterrâneo
    2:35

    Mundo

    O Mar Mediterrâneo está sob a ameaça de se tornar uma lixeira com três mil toneladas de plástico a flutuarem entre a Europa e África. Há milhões de turistas a nadarem nestas águas e há espécies marinhas que já estão em perigo. No Chipre, os cientistas estão a tentar proteger tartarugas, cuja alimentação já é quase totalmente de plástico.