sicnot

Perfil

Mundo

Universidade de Bristol evacuada após aluno criar bomba igual às dos ataques em Paris

paulius barakauskas

A Universidade de Bristol foi evacuada depois de um estudante ter - acidentalmente - feito a mesma bomba usada nos atentados em Paris. A universidade inglesa disse que o triperóxido de triacetona foi "criado por engano" num dos laboratório, no dia 3 de fevereiro.

Ao local, foram chamados os bombeiros, a polícia e a brigada anti-bombas, que impuseram o procedimento comum nestas situações. Ninguém ficou ferido no incidente.

O perigoso explosivo triperóxido de triacetona estava nas bombas usadas pelos militantes do Daesh, durante os ataques em Paris em novembro de 2015, que mataram 130 pessoas.

"Depois de uma longa investigação, podemos confirmar que o químico triperóxido de triacetona foi criado por engano, durante um procedimento de rotina levado a cabo por um estudante", disse um porta-voz da universidade ao the Guardian. "O estudante estava a seguir um método de literatura publicado e o risco do triperóxido de triacetona como um risco de subproduto tinha sido identificado, no processo de avaliação de risco. "

O porta-voz garantiu ainda que o processo de avaliação de risco do Departamento de Química esta a ser analisado, de modo a determinar se poderão ser feitas verificações adicionais.

  • Madeireiros sem emprego após incêndios
    2:57
  • Como se sobrevive à dor em Nodeirinho e Pobrais
    2:43
  • Raphäel Guerreiro vai continuar a acompanhar a seleção
    1:08
  • 74 mil alunos do secundário têm a vida "suspensa" 
    2:22