sicnot

Perfil

Mundo

Universidade de Bristol evacuada após aluno criar bomba igual às dos ataques em Paris

paulius barakauskas

A Universidade de Bristol foi evacuada depois de um estudante ter - acidentalmente - feito a mesma bomba usada nos atentados em Paris. A universidade inglesa disse que o triperóxido de triacetona foi "criado por engano" num dos laboratório, no dia 3 de fevereiro.

Ao local, foram chamados os bombeiros, a polícia e a brigada anti-bombas, que impuseram o procedimento comum nestas situações. Ninguém ficou ferido no incidente.

O perigoso explosivo triperóxido de triacetona estava nas bombas usadas pelos militantes do Daesh, durante os ataques em Paris em novembro de 2015, que mataram 130 pessoas.

"Depois de uma longa investigação, podemos confirmar que o químico triperóxido de triacetona foi criado por engano, durante um procedimento de rotina levado a cabo por um estudante", disse um porta-voz da universidade ao the Guardian. "O estudante estava a seguir um método de literatura publicado e o risco do triperóxido de triacetona como um risco de subproduto tinha sido identificado, no processo de avaliação de risco. "

O porta-voz garantiu ainda que o processo de avaliação de risco do Departamento de Química esta a ser analisado, de modo a determinar se poderão ser feitas verificações adicionais.

  • Francisco George toma posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa

    País

    O ex-diretor-geral da Saúde, Francisco George toma hoje posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Em entrevista à Lusa, manifestou a intenção de criar uma unidade para abastecimento de água potável e redução dos problemas de saneamento em catástrofes como os incêndios deste verão. Além disso, em nome da transparência, vai tornar públicas as contas do organização, incluindo os donativos.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Astronautas enviam mensagem no Dia de Ação de Graças
    1:06

    Mundo

    Comemora-se esta quinta-feira o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mais de 50 milhões de norte-americanos viajam ao encontro da família para celebrar o feriado. Também na Estação Espacial Internacional a data não foi esquecida.