sicnot

Perfil

Mundo

China encerra mercados de aves vivas face a surto de gripe das aves

© Bobby Yip / Reuters

A China ordenou o encerramento de mercados de aves vivas nas regiões centro e sul do país, numa altura em que enfrenta um grave surto do vírus H7N9 da gripe das aves, com 87 mortos só este ano.

A imprensa estatal noticia esta sexta-feira que a Comissão Nacional de Saúde e Planificação Familiar ordenou o encerramento em todos os locais onde foram registados casos de infeção.

A maioria ocorreu nos deltas do rio Yangtze e do rio das Pérolas, que inclui Macau e Hong Kong, regiões com condições meteorológicas propícias à transmissão do vírus, devido ao inverno ameno e húmido.

No total, foram reportados mais de 250 casos em 16 províncias e regiões, incluindo na província de Yunnan, no sudoeste da China.
O número de mortos desde o início do ano é o mais alto desde pelo menos 2013.

Além de ordenarem o encerramento de mercados, as autoridades estão a treinar funcionários para fazerem o rastreio, o diagnóstico precoce e tratarem da doença, enquanto urgem a população a evitar o contacto com aves vivas.

O vírus H7N9 é considerado menos virulento do que o H5N1, que a Organização Mundial de Saúde relaciona com centenas de mortos em todo o mundo ao longo da última década.

O H7N9 não é transmitido entre seres-humanos, mas através de aves infetadas.

A agência noticiosa oficial Xinhua cita um responsável do Centro de Prevenção e Controlo da Doença, que afirma que o encerramento dos mercados terá "reduzido enormemente o número de novas infeções em muitas regiões".

Lusa

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.