sicnot

Perfil

Mundo

China encerra mercados de aves vivas face a surto de gripe das aves

© Bobby Yip / Reuters

A China ordenou o encerramento de mercados de aves vivas nas regiões centro e sul do país, numa altura em que enfrenta um grave surto do vírus H7N9 da gripe das aves, com 87 mortos só este ano.

A imprensa estatal noticia esta sexta-feira que a Comissão Nacional de Saúde e Planificação Familiar ordenou o encerramento em todos os locais onde foram registados casos de infeção.

A maioria ocorreu nos deltas do rio Yangtze e do rio das Pérolas, que inclui Macau e Hong Kong, regiões com condições meteorológicas propícias à transmissão do vírus, devido ao inverno ameno e húmido.

No total, foram reportados mais de 250 casos em 16 províncias e regiões, incluindo na província de Yunnan, no sudoeste da China.
O número de mortos desde o início do ano é o mais alto desde pelo menos 2013.

Além de ordenarem o encerramento de mercados, as autoridades estão a treinar funcionários para fazerem o rastreio, o diagnóstico precoce e tratarem da doença, enquanto urgem a população a evitar o contacto com aves vivas.

O vírus H7N9 é considerado menos virulento do que o H5N1, que a Organização Mundial de Saúde relaciona com centenas de mortos em todo o mundo ao longo da última década.

O H7N9 não é transmitido entre seres-humanos, mas através de aves infetadas.

A agência noticiosa oficial Xinhua cita um responsável do Centro de Prevenção e Controlo da Doença, que afirma que o encerramento dos mercados terá "reduzido enormemente o número de novas infeções em muitas regiões".

Lusa

  • Costa desvaloriza ameaça e mantém planos de visita a Angola
    2:27

    Economia

    O governo angolano reagiu duramente à acusação do Ministério público portugues contra o vice-presidente de Angola. Luanda diz que a acusação é um sério ataque à República de Angola que pode perturbar as relações entre os dois paises. António Costa desvaloriza a ameaça e mantém os planos de uma visita a Angola na primavera.

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Brasil já tirou o "pé do chão"
    1:59

    Mundo

    Já começaram os desfiles e festas de carnaval, no Rio de Janeiro.Esta sexta feira foi o início oficial das celebrações com centenas de milhar de pessoas nas ruas até de madrugada.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato. 

  • Atores de Hollywood contra Trump
    1:44

    Mundo

    Centenas de pessoas juntaram-se em mais um protesto contra o presidente dos Estados Unidos. A manifestação, em Beverly Hills, juntou várias estrelas de Hollywood.