sicnot

Perfil

Mundo

China encerra mercados de aves vivas face a surto de gripe das aves

© Bobby Yip / Reuters

A China ordenou o encerramento de mercados de aves vivas nas regiões centro e sul do país, numa altura em que enfrenta um grave surto do vírus H7N9 da gripe das aves, com 87 mortos só este ano.

A imprensa estatal noticia esta sexta-feira que a Comissão Nacional de Saúde e Planificação Familiar ordenou o encerramento em todos os locais onde foram registados casos de infeção.

A maioria ocorreu nos deltas do rio Yangtze e do rio das Pérolas, que inclui Macau e Hong Kong, regiões com condições meteorológicas propícias à transmissão do vírus, devido ao inverno ameno e húmido.

No total, foram reportados mais de 250 casos em 16 províncias e regiões, incluindo na província de Yunnan, no sudoeste da China.
O número de mortos desde o início do ano é o mais alto desde pelo menos 2013.

Além de ordenarem o encerramento de mercados, as autoridades estão a treinar funcionários para fazerem o rastreio, o diagnóstico precoce e tratarem da doença, enquanto urgem a população a evitar o contacto com aves vivas.

O vírus H7N9 é considerado menos virulento do que o H5N1, que a Organização Mundial de Saúde relaciona com centenas de mortos em todo o mundo ao longo da última década.

O H7N9 não é transmitido entre seres-humanos, mas através de aves infetadas.

A agência noticiosa oficial Xinhua cita um responsável do Centro de Prevenção e Controlo da Doença, que afirma que o encerramento dos mercados terá "reduzido enormemente o número de novas infeções em muitas regiões".

Lusa

  • Francisco George toma posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa

    País

    O ex-diretor-geral da Saúde, Francisco George toma hoje posse como presidente da Cruz Vermelha Portuguesa. Em entrevista à Lusa, manifestou a intenção de criar uma unidade para abastecimento de água potável e redução dos problemas de saneamento em catástrofes como os incêndios deste verão. Além disso, em nome da transparência, vai tornar públicas as contas do organização, incluindo os donativos.

  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Astronautas enviam mensagem no Dia de Ação de Graças
    1:06

    Mundo

    Comemora-se esta quinta-feira o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Mais de 50 milhões de norte-americanos viajam ao encontro da família para celebrar o feriado. Também na Estação Espacial Internacional a data não foi esquecida.