sicnot

Perfil

Mundo

China encerra mercados de aves vivas face a surto de gripe das aves

© Bobby Yip / Reuters

A China ordenou o encerramento de mercados de aves vivas nas regiões centro e sul do país, numa altura em que enfrenta um grave surto do vírus H7N9 da gripe das aves, com 87 mortos só este ano.

A imprensa estatal noticia esta sexta-feira que a Comissão Nacional de Saúde e Planificação Familiar ordenou o encerramento em todos os locais onde foram registados casos de infeção.

A maioria ocorreu nos deltas do rio Yangtze e do rio das Pérolas, que inclui Macau e Hong Kong, regiões com condições meteorológicas propícias à transmissão do vírus, devido ao inverno ameno e húmido.

No total, foram reportados mais de 250 casos em 16 províncias e regiões, incluindo na província de Yunnan, no sudoeste da China.
O número de mortos desde o início do ano é o mais alto desde pelo menos 2013.

Além de ordenarem o encerramento de mercados, as autoridades estão a treinar funcionários para fazerem o rastreio, o diagnóstico precoce e tratarem da doença, enquanto urgem a população a evitar o contacto com aves vivas.

O vírus H7N9 é considerado menos virulento do que o H5N1, que a Organização Mundial de Saúde relaciona com centenas de mortos em todo o mundo ao longo da última década.

O H7N9 não é transmitido entre seres-humanos, mas através de aves infetadas.

A agência noticiosa oficial Xinhua cita um responsável do Centro de Prevenção e Controlo da Doença, que afirma que o encerramento dos mercados terá "reduzido enormemente o número de novas infeções em muitas regiões".

Lusa

  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • Atrás das Câmaras em Fátima
    2:48
  • PS quer reconquistar poder em Vila Viçosa
    2:06

    Autárquicas 2017

    Ana Catarina Mendes insistiu na ideia de que o PSD escolheu um modo perigoso de fazer campanha, ao insistir nas críticas à lei da imigração. Ana Catarina Mendes, secretária-geral adjunta do PS, esteve esta quarta-feira em campanha no distrito de Évora.

  • Troca de argumentos entre Medina e Cristas marca campanha em Lisboa
    2:34

    Autárquicas 2017

    Esta quarta-feira o dia de campanha em Lisboa ficou marcado por uma troca de argumentos entre Fernando Medina e Assunção Cristas. O atual presidente da Câmara acusa a candidata do CDS de não respeitar os lisboetas por admitir que pode não exercer o cargo de vereadora até ao fim do mandato. Já Assunção Cristas garante que se for eleita cumpre o mandato até ao fim.

  • Furacão Maria já causou pelo menos nove mortes

    Mundo

    O furacão Maria já causou pelo menos nove mortos durante a sua passagem pelas Antilhas Menores, tendo baixando para uma tempestade de grau três depois de atravessar Porto Rico, segundo as autoridades.

  • Casal morre com horas de diferença depois de 75 anos de casamento

    Mundo

    George e Jean Spear morreram no passado dia 15 de setembro, no hospital de Queensway Carleton, em Ottawa (Canadá), depois de terem celebrado 75 anos de casamento em agosto. A britânica de 94 anos conheceu o candaniano em 1941, num salão de bailes, em Londres. George Spear servia as Forças Armadas durante a Segunda Guerra Mundial.

    SIC