sicnot

Perfil

Mundo

Irmã do Rei de Espanha e marido conhecem hoje sentença sobre escândalo de corrupção

© Enrique Calvo / Reuters

A sentença do escândalo de corrupção que envolve a irmã do Rei de Espanha é conhecida esta sexta-feira. O marido da infanta, Iñaki Urdangarin, poderá vir a ser condenado a um máximo de 19 anos de prisão.

Em causa estão crimes de evasão fiscal e lavagem de dinheiro, que Iñaki gastou há 11 anos.

O marido da infanta Cristina de Bourbon, irmã do Rei de Espanha e filha do Rei Juan Carlos, é acusado de desviar dinheiros públicos para uma empresa de fachada que usava para financiar o seu estilo de vida luxuoso. A sentença pode chegar aos 19 anos de prisão.

A infanta, que é acusada de envolvimento no caso de fraude fiscal, pode ser condenada até quatro anos de prisão.

Ao todo, há 17 arguidos no banco dos réus à espera de saber a sentença.

O caso Nóos começou a ser julgado em janeiro de 2016 mas a situação já remonta ao ano de 2006, quando um deputado pediu explicações a Iñaki sobre os valores gastos num fórum sobre turismo que o marido da infanta organizou.

Iñaki Urdangarin é acusado de ter utilizado as ligações à família real espanhola para ganhar concursos públicos para organizar eventos, de onde desviava fundos públicos, que depositava posteriormente na empresa Aizoon, que geria com a mulher, irmã do Rei de Espanha. Ambos utilizavam estes fundos para financiar férias e bens luxuosos.

A sentença será lida esta sexta-feira pela justiça espanhola, mas nem Cristina nem o marido foram chamados para ouvir o veridicto do juiz. O casal vive desde 2012 na Suíça, com os quatro filhos, e sempre afirmaram a sua inocência.

  • Mais de 50 concelhos do país em risco máximo de incêndio

    País

    Mais de meia centena de concelhos de dez distritos do país estão hoje em risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, estão sob este aviso 51 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Faro, Portalegre, Santarém, Coimbra, Leiria, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança.

  • "Ao contrário do que diz a direita, o futuro dos jovens é aqui"
    0:52

    Economia

    António Costa atacou esta sexta-feira à noite a direita com o aumento do emprego jovem. Perante vários jovens no acampamento nacional da Juventude Socialista, o secretário-geral do PS dirigiu-se ainda aos partidos de direita para garantir que o aumento do salário mínimo está a criar mais emprego com maior qualidade.

  • Uma viagem aérea por Pegões
    1:00
    Visão de Portugal

    Visão de Portugal

    DIARIAMENTE NO JORNAL DA NOITE

    O espaço Visão de Portugal, do Jornal da Noite da SIC, mostra o país através de imagens aéreas. A rubrica leva-nos esta sexta-feira a sobrevoar Pegões, no concelho de Tomar. 

  • Porto eleito pela terceira vez o melhor destino europeu 
    2:53

    País

    O Porto foi eleito o melhor destino europeu pela terceira vez e as distinções internacionais não param de chegar. Desta vez os elogios chegam através da norte-americana CNN. Os preços acessíveis, a gastronomia, a história e a arquitetura são os pontos da cidade que tem a rua com maior tráfego do país. 

  • Lisboa é o terceiro melhor destino de cruzeiros
    1:22

    País

    O Turismo em Lisboa tem registado um crescimento. A cultura, a arte e os preços baixos são os pontos fortes apontados pelos turistas. A capital é já considerada o terceiro melhor destino de cruzeiros. O novo terminal do porto de Lisboa e a ligação direta a Pequim deverão aumentar ainda mais o número de visitantes.

  • Ir ao Minho e a Sintra
    22:50
  • Líder da Palestina hospitalizado

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, de 82 anos, foi hospitalizado este sábado em Ramallah, na Cisjordânia, para se submeter a um "exame de rotina" durante algumas horas, anunciou um porta-voz.