sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro encontro EUA-China desde eleição de Trump

É o primeiro encontro ao mais alto nível entre a China e os EUA, desde a eleição de Donald Trump. Assim que tomou posse o novo chefe de Estado norte-americano deixou nervoso o regime de Pequim ao pôr em causa a política "Uma só China".. O encontro entre o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, e o seu homólogo chinês, Wang Yi aconteceu esta manhã em Bona, na Alemanha, à margem da Cimeira da diplomacia do G20.

Ainda não são conhecidos pormenores deste encontro histórico entre os chefes da diplomacia dos EUA e da China mas na mesa estarão, decerto, os tópicos de tensão entre Washington e Beijing como Taiwan, as ilhas em disputa no mar do Sul da China ou o comércio internacional.

Um encontro que esteve quase para não acontecer depois de Donald Trump criar o primeiro incidente diplomático com Pequim ao questionar o princípio de "uma só China" e ao falar primeiro ao telefone com a líder de Taiwan, antes mesmo de Pequim, quebrando quase 40 anos de protocolo da diplomacia norte-americana.

O incidente obrigou Trump a recuar e a tentar deitar água na fervura, cerca de um mês depois, ao reconhecer a independência de Taiwan e ao prometer uma nova aproximação comercial e diplomática com a China e a ilha de Taiwan.

Ao confirmar a presença na cimeira da diplomacia do G20, o Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros espera que este encontro "envie sinais positivos ao apoiar o multilateralismo, reforce a governança global e crie uma economia mundial inovadora, interconectada, aberta e inclusiva".

  • Imposto do sal travado

    Orçamento do Estado 2018

    O CDS-PP conseguiu aprovar, com a abstenção do PCP, uma proposta para eliminar a taxa adicional sobre produtos como bolachas, biscoitos, batatas fritas e flocos de cereais com excesso de sal.

  • Momentos da história de João Ricardo
    10:37
  • Mulher salva dos carris segundos antes de chegar comboio
    0:34
  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • Vodafone Mexefest arranca hoje
    2:29