sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro encontro EUA-China desde eleição de Trump

É o primeiro encontro ao mais alto nível entre a China e os EUA, desde a eleição de Donald Trump. Assim que tomou posse o novo chefe de Estado norte-americano deixou nervoso o regime de Pequim ao pôr em causa a política "Uma só China".. O encontro entre o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, e o seu homólogo chinês, Wang Yi aconteceu esta manhã em Bona, na Alemanha, à margem da Cimeira da diplomacia do G20.

Ainda não são conhecidos pormenores deste encontro histórico entre os chefes da diplomacia dos EUA e da China mas na mesa estarão, decerto, os tópicos de tensão entre Washington e Beijing como Taiwan, as ilhas em disputa no mar do Sul da China ou o comércio internacional.

Um encontro que esteve quase para não acontecer depois de Donald Trump criar o primeiro incidente diplomático com Pequim ao questionar o princípio de "uma só China" e ao falar primeiro ao telefone com a líder de Taiwan, antes mesmo de Pequim, quebrando quase 40 anos de protocolo da diplomacia norte-americana.

O incidente obrigou Trump a recuar e a tentar deitar água na fervura, cerca de um mês depois, ao reconhecer a independência de Taiwan e ao prometer uma nova aproximação comercial e diplomática com a China e a ilha de Taiwan.

Ao confirmar a presença na cimeira da diplomacia do G20, o Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros espera que este encontro "envie sinais positivos ao apoiar o multilateralismo, reforce a governança global e crie uma economia mundial inovadora, interconectada, aberta e inclusiva".

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC