sicnot

Perfil

Mundo

Primeiro encontro EUA-China desde eleição de Trump

É o primeiro encontro ao mais alto nível entre a China e os EUA, desde a eleição de Donald Trump. Assim que tomou posse o novo chefe de Estado norte-americano deixou nervoso o regime de Pequim ao pôr em causa a política "Uma só China".. O encontro entre o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, e o seu homólogo chinês, Wang Yi aconteceu esta manhã em Bona, na Alemanha, à margem da Cimeira da diplomacia do G20.

Ainda não são conhecidos pormenores deste encontro histórico entre os chefes da diplomacia dos EUA e da China mas na mesa estarão, decerto, os tópicos de tensão entre Washington e Beijing como Taiwan, as ilhas em disputa no mar do Sul da China ou o comércio internacional.

Um encontro que esteve quase para não acontecer depois de Donald Trump criar o primeiro incidente diplomático com Pequim ao questionar o princípio de "uma só China" e ao falar primeiro ao telefone com a líder de Taiwan, antes mesmo de Pequim, quebrando quase 40 anos de protocolo da diplomacia norte-americana.

O incidente obrigou Trump a recuar e a tentar deitar água na fervura, cerca de um mês depois, ao reconhecer a independência de Taiwan e ao prometer uma nova aproximação comercial e diplomática com a China e a ilha de Taiwan.

Ao confirmar a presença na cimeira da diplomacia do G20, o Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros espera que este encontro "envie sinais positivos ao apoiar o multilateralismo, reforce a governança global e crie uma economia mundial inovadora, interconectada, aberta e inclusiva".

  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39
  • Como um tweet de Kylie Jenner levou à queda das ações do Snapchat

    Economia

    As ações da Snap Inc., empresa que gere o Snapchat, fecharam a cair 6% na bolsa de Wall Street, esta quinta-feira, depois de Kylie Jenner ter anunciado que tinha deixado de usar a aplicação. A celebridade norte-americana tem mais de 24 milhões de seguidores e é considerada uma das utilizadoras mais influentes do Snapchat.

  • Arqueólogos anunciam descoberta de selo com assinatura do profeta Isaías

    Mundo

    Arqueólogos israelitas afirmam ter descoberto a marca de um selo num pedaço de argila que exibe o que consideram ser a assinatura do profeta bíblico Isaías, a quem se atribui a autoria de um livro do Antigo Testamento e de vários excertos do Novo Testamento. O achado arqueológico agora divulgado poderá ser a primeira prova da existência do profeta Isaías até agora encontrada. A descoberta aconteceu em Jerusalém, próximo do local onde foi encontrada um outro selo com a impressão da assinatura do rei Ezequias de Judá.

  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00
  • Marcelo de "alma cheia" no fim da visita a São Tomé e Príncipe
    2:43

    País

    O Presidente da República terminou esta quinta-feira no Príncipe uma visita de três dias a São Tomé. Marcelo Rebelo de Sousa prometeu o reforço da cooperação económica e anunciou a visita de António Costa antes do Verão. e lembrou os políticos portugueses de que é muito mais o que nos une, do que o que nos separa.

    Enviados SIC

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00