sicnot

Perfil

Mundo

Vida discreta de Kim Jong-nam em Macau não o protegeu de Pyongyang

Shizuo Kambayashi

A vida discreta de Kim Jong-nam em Macau, distante da opulência gozada pelo irmão, Kim Jong-un, líder da Coreia do Norte, não foi suficiente para evitar que Pyongyang o visse como competição ao "trono" da família.

Amigos de Kim em Macau descreveram esta semana um homem que jantava fora com relativa liberdade, apesar do chefe dos serviços secretos sul-coreano dizer que havia uma "ordem permanente" para a sua execução, emitida por Kim Jong-un.

A alegada ordem do seu irmão foi esta semana cumprida, segundo Seul, quando Kim Jong-nam foi assassinado num aeroporto na Malásia, vítima de envenenamento.

Quem o conhecia em Macau, descreve um homem que vivia com pouco escrutínio e pouca segurança, e que não se mostrava particularmente cuidadoso.

"Acho que não era simplesmente do seu feitio", um amigo disse ao jornal de Hong Kong South China Morning Post, notando que Kim não tinha guarda-costas quando estava em Macau ou no estrangeiro.

"Tinha uma vida relaxada aqui. Obviamente sentia-se protegido pela China. Macau combinava com a sua personalidade. Apreciava a vida e as coisas boas dela. Macau ofereceu-lhe segurança e entretenimento. Era muito bem-disposto", descreveu o amigo.

A AFP visitou esta semana o apartamento onde Kim terá vivido em Macau, descrevendo-o como "ligeiramente monótono".

Residentes falantes de cantonês negaram conhecer o homem que foi educado na Europa e dividia o seu tempo entre Paris, China e Macau.

Lusa

  • Malásia vai entregar corpo do meio-irmão do líder norte-coreano a Pyongyang 

    Mundo

    A Malásia vai entregar à Coreia do Norte o corpo de Kim Jong-nam, meio-irmão do líder da norte-coreano, a pedido Pyongyang, apesar de ainda haver "procedimentos a seguir", afirmou hoje o vice-primeiro-ministro malaio. "Vamos facilitar o pedido por qualquer governo estrangeiro, apesar de haver procedimentos que têm de ser seguidos. A nossa política é a de que temos de honrar as nossas relações bilaterais com qualquer país estrangeiro", disse Ahmad Zahid Hamidi, após confirmar um pedido por parte da Coreia do Norte nesse sentido.

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.