sicnot

Perfil

Mundo

Eleição do presidente do Conselho Europeu debatida esta quinta-feira em Bruxelas

© Francois Lenoir / Reuters

Os líderes europeus reúnem-se esta quinta-feira em Bruxelas. A eleição do presidente do Conselho Europeu é um dos temas fortes em cima da mesa.

De acordo com várias fontes diplomáticas, o atual presidente o polaco Donald Tusk tem o apoio de uma maioria de países.

Deverá ser o suficiente para ser reconduzido no cargo por mais dois anos e meio. Contra Tusk está, no entanto, o governo da Polónia que avançou com um segundo candidato um eurodeputado também polaco.

Esta quinta-feira, e à margem da cimeira, António Costa vai encontrar-se com a primeira-ministra britânica Theresa May. Uma conversa que deverá ter em conta as perspectivas negociais do Brexit.

Na agenda do Conselho Europeu estão ainda as questões da segurança e da defesa, as migrações e ainda a situação económica da união.

  • Família perde tudo na aldeia de Queirã
    2:32
  • Temperaturas sobem no fim de semana, risco de incêndio aumenta
    1:08

    País

    A chuva que caiu nos últimos dias não deverá ter impactos relevantes na dominuição da seca e, por isso, o risco de incêndios vai voltar a aumentar com nova subida das temperaturas. Os termómetros podem chegar aos 30 graus entre domingo e quarta-feira.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão