sicnot

Perfil

Mundo

Eleição do presidente do Conselho Europeu debatida esta quinta-feira em Bruxelas

© Francois Lenoir / Reuters

Os líderes europeus reúnem-se esta quinta-feira em Bruxelas. A eleição do presidente do Conselho Europeu é um dos temas fortes em cima da mesa.

De acordo com várias fontes diplomáticas, o atual presidente o polaco Donald Tusk tem o apoio de uma maioria de países.

Deverá ser o suficiente para ser reconduzido no cargo por mais dois anos e meio. Contra Tusk está, no entanto, o governo da Polónia que avançou com um segundo candidato um eurodeputado também polaco.

Esta quinta-feira, e à margem da cimeira, António Costa vai encontrar-se com a primeira-ministra britânica Theresa May. Uma conversa que deverá ter em conta as perspectivas negociais do Brexit.

Na agenda do Conselho Europeu estão ainda as questões da segurança e da defesa, as migrações e ainda a situação económica da união.

  • Condutora que atropelou peregrinos "internada compulsivamente"

    País

    A condutora do veículo que hoje atropelou seis peregrinos na Estrada Nacional 365, em Alcanena, apresentava problemas do foro psicológico e teve de ser internada compulsivamente. O atropelamento esta madrugada fez uma vítima mortal, um homem, e feriu cinco pessoas, uma das quais em estado grave.

  • Maduro deve ser reeleito em eleições contestadas pela oposição
    1:46

    Mundo

    Os venezuelanos elegem hoje o Presidente que deverá estar à frente do país até 2025. Há quatro candidatos, mas Nicolás Maduro é o favorito na corrida. A oposição apelou ao boicote e vários países da América e das Caraíbas, os EUA e a UE já avisaram que não reconhecerão resultados de uma eleição que não é livre nem transparente.

  • A solução de Elon Musk para os engarrafamentos em Los Angeles
    1:23