sicnot

Perfil

Mundo

Eleição do presidente do Conselho Europeu debatida esta quinta-feira em Bruxelas

© Francois Lenoir / Reuters

Os líderes europeus reúnem-se esta quinta-feira em Bruxelas. A eleição do presidente do Conselho Europeu é um dos temas fortes em cima da mesa.

De acordo com várias fontes diplomáticas, o atual presidente o polaco Donald Tusk tem o apoio de uma maioria de países.

Deverá ser o suficiente para ser reconduzido no cargo por mais dois anos e meio. Contra Tusk está, no entanto, o governo da Polónia que avançou com um segundo candidato um eurodeputado também polaco.

Esta quinta-feira, e à margem da cimeira, António Costa vai encontrar-se com a primeira-ministra britânica Theresa May. Uma conversa que deverá ter em conta as perspectivas negociais do Brexit.

Na agenda do Conselho Europeu estão ainda as questões da segurança e da defesa, as migrações e ainda a situação económica da união.

  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, fez 100 dias este sábado. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52