sicnot

Perfil

Mundo

Eleição do presidente do Conselho Europeu debatida esta quinta-feira em Bruxelas

© Francois Lenoir / Reuters

Os líderes europeus reúnem-se esta quinta-feira em Bruxelas. A eleição do presidente do Conselho Europeu é um dos temas fortes em cima da mesa.

De acordo com várias fontes diplomáticas, o atual presidente o polaco Donald Tusk tem o apoio de uma maioria de países.

Deverá ser o suficiente para ser reconduzido no cargo por mais dois anos e meio. Contra Tusk está, no entanto, o governo da Polónia que avançou com um segundo candidato um eurodeputado também polaco.

Esta quinta-feira, e à margem da cimeira, António Costa vai encontrar-se com a primeira-ministra britânica Theresa May. Uma conversa que deverá ter em conta as perspectivas negociais do Brexit.

Na agenda do Conselho Europeu estão ainda as questões da segurança e da defesa, as migrações e ainda a situação económica da união.

  • Resgatada mais uma criança com vida após sismo em Itália
    0:30
  • Ilibados trabalhadores castigados por consulta de dados fiscais

    País

    Os funcionários da Autoridade Tributária, que tinham sido castigados por terem consultado dados fiscais, foram absolvidos. O jornal Público avançou hoje que as orientações contra as sanções a aplicar aos funcionários partiram do ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Repórteres fazem relato impressionante dos acontecimentos em Charlottesville
    3:40