sicnot

Perfil

Mundo

Sobe para 33 o número de meninas mortas no incêndio em orfanato na Guatemala

© Saul Martinez / Reuters

O número de meninas mortas num incêndio num orfanato na Guatemala quando protestavam contra alegados abusos sexuais e físicos aumentou para 33, informou esta quinta-feira o diretor do Hospital Roosevelt, Carlos Soto.

Segundo a mesma fonte, permanecem internadas 21 meninas, com idades compreendidas entre os 12 e 17 anos, algumas com queimaduras muito graves e em risco de vida.

Carlos Soto explicou que as queimaduras são de "gravidade extrema" e que o número de vítimas pode vir a aumentar.

O porta-voz do Instituto Nacional de Ciências Forenses da Guatemala, Roberto Garza, disse que as autópsias feitas, até ao momento, revelaram que as crianças morreram por "asfixia com intoxicação com monóxido de carbono".

Segundo as primeiras investigações, o fogo terá sido posto pelas jovens num colchão do orfanato.

As meninas tentavam protestar contra alegados abusos sexuais e físicos que sofriam no centro.

Lusa

  • Famílias das vítimas de Pedrógão criam associação para apurar responsabilidades
    2:13
  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15