sicnot

Perfil

Mundo

Tusk reeleito presidente do Conselho Europeu

© Eric Vidal / Reuters

Donald Tusk foi hoje reeleito presidente do Conselho Europeu por quase unanimidade, apenas com o voto contra do seu país, a Polónia, para um segundo mandato de dois anos e meio.

Durante a reunião, segundo fonte diplomática, a primeira-ministra polaca, Beata Szydlo, propôs que o candidato escolhido teria obrigatoriamente de ter o apoio do seu país, o que foi rejeitado, e tentou, tabém sem êxito, que os líderes europeus ouvissem o candidato apoiado por Varsóvia, o eurodeputado Jacek Saryusz-Wolskien.

A presidência do Conselho Europeu é um cargo criado no Tratado de Lisboa em 2009, tendo sido ocupado pela primeira vez e por dois mandatos pelo belga Herman Van Rompuy. Tusk substituiu Van Rompuy em 2014.

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.