sicnot

Perfil

Mundo

NASA encontra nave que estava desaparecida há 8 anos

A NASA anunciou esta sexta-feira que encontrou a primeira nave lunar indiana não tripulada, o satélite Chandrayaan-1, que estava desaparecida desde 2009.

A descoberta foi feita através da utilização de um radar inovador e não veio sozinha: para além do satélite, os cientistas encontraram também a nave LRO, da qual tinham igualmente perdido o rasto.

O satélite tinha sido lançado em novembro de 2008 e o último contacto tinha ocorrido em agosto de 2009. A deteção deste aparelho era ainda mais difícil, dada a reduzida dimensão que tem - cerca de metade um Smart.

© Babu Babu / Reuters

O momento do lançamento.

O momento do lançamento.

© Babu Babu / Reuters

Aijaz Rahi

A nova tecnologia utilizada nestas descobertas vai também ser fundamental em futuras missões lunares.

  • Militares da revolução denunciam corrupção nos órgãos de poder
    3:22

    País

    O presidente da Associação 25 de Abril acusa a classe política de não ter interesse em travar a corrupção em Portugal. Vasco Lourenço e Otelo Saraiva de Carvalho, dois dos militares da revolução, consideram que a corrupção está entranhada nos órgãos de poder e deve ser denunciada.

  • "Está prevista mais uma melhoria do rating para breve"
    2:46
  • Fábrica na Covilhã vai produzir para marcas de luxo
    1:47

    Economia

    A Covilhã foi a cidade portuguesa escolhida para a instalação de uma nova fábrica de produção de peças para marcas de luxo. O Grupo FM Industries Sycrilor vai reforçar o investimento na cidade e será responsável pelo polimento de metais para as marcas Louis Vuitton e Cartier.