sicnot

Perfil

Mundo

NASA encontra nave que estava desaparecida há 8 anos

A NASA anunciou esta sexta-feira que encontrou a primeira nave lunar indiana não tripulada, o satélite Chandrayaan-1, que estava desaparecida desde 2009.

A descoberta foi feita através da utilização de um radar inovador e não veio sozinha: para além do satélite, os cientistas encontraram também a nave LRO, da qual tinham igualmente perdido o rasto.

O satélite tinha sido lançado em novembro de 2008 e o último contacto tinha ocorrido em agosto de 2009. A deteção deste aparelho era ainda mais difícil, dada a reduzida dimensão que tem - cerca de metade um Smart.

© Babu Babu / Reuters

O momento do lançamento.

O momento do lançamento.

© Babu Babu / Reuters

Aijaz Rahi

A nova tecnologia utilizada nestas descobertas vai também ser fundamental em futuras missões lunares.

  • Marcelo não comenta proposta sobre nomeação do governador do BdP
    0:14

    Economia

    Marcelo Rebelo de Sousa não quis comentar a proposta do grupo de trabalho para a reforma da supervisão financeira, que recomenda que o governador do Banco de Portugal seja nomeado pelo Presidente da República. Marcelo não quis comentar o assunto esta quarta-feira durante a tomada de posse do Reitor da Universidade de Lisboa.

  • Habitantes da favela da Rocinha temem novo episódio violento
    2:54

    Mundo

    Localizada no Rio de Janeiro, a Rocinha, maior favela do Brasil, foi palco de um tiroteio entre traficantes, no último fim de semana. Agora, pelo terceiro dia consecutivo, a polícia do Rio de Janeiro está a fazer um cerco em algumas favelas cariocas à procura de traficantes. A comunidade está assustada e receia que episódios violentos como este se repitam.