sicnot

Perfil

Mundo

NASA encontra nave que estava desaparecida há 8 anos

A NASA anunciou esta sexta-feira que encontrou a primeira nave lunar indiana não tripulada, o satélite Chandrayaan-1, que estava desaparecida desde 2009.

A descoberta foi feita através da utilização de um radar inovador e não veio sozinha: para além do satélite, os cientistas encontraram também a nave LRO, da qual tinham igualmente perdido o rasto.

O satélite tinha sido lançado em novembro de 2008 e o último contacto tinha ocorrido em agosto de 2009. A deteção deste aparelho era ainda mais difícil, dada a reduzida dimensão que tem - cerca de metade um Smart.

© Babu Babu / Reuters

O momento do lançamento.

O momento do lançamento.

© Babu Babu / Reuters

Aijaz Rahi

A nova tecnologia utilizada nestas descobertas vai também ser fundamental em futuras missões lunares.

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.