sicnot

Perfil

Mundo

ONU alerta para perigo de desastre químico na Ucrânia

© Alexander Ermochenko / Reuters

A ONU advertiu hoje que um desastre químico pode ocorrer no leste da Ucrânia devido ao conflito armado que persiste na região, onde existem instalações industriais e de fabrico de produtos químicos.

"Os combates agora fazem-se também nas cidades, perto destes centros industriais, e cada vez é maior o risco de que uma fábrica seja atingida", disse o relator da ONU para os direitos humanos e as substâncias perigosas, Baskut Tuncak.

O mesmo responsável sublinhou que qualquer incidente teria graves consequências para os habitantes das áreas vizinhas.

Há duas semanas, um edifício onde estão armazenados sete toneladas de gás cloro foi atingido, mas nenhum dos recipientes foi danificado.

De acordo com o relator, a rutura de um só desses recipientes, com 900 quilos, poderia matar qualquer pessoa num raio de 200 metros, além das graves consequências para a saúde num raio de 2,5 quilómetros.

A maioria das instalações industriais da Ucrânia - muitas com explosivos e substâncias altamente tóxicas - está localizada na região do conflito, que eclodiu em abril de 2014 e que levou à ocupação da Crimeia pela Rússia.

Lusa

  • Administrador recebia 420 mil € por ano quando aldeamento passava dificuldades
    4:39
  • Estudante português desaparecido no mar Báltico

    País

    Um jovem português de 21 anos desapareceu na segunda-feira, dia 13 de novembro, enquanto fazia uma viagem de cruzeiro entre a cidade finlandesa de Helsínquia e a capital da Suécia, Estocolmo. As autoridades locais fizeram buscas na madrugada em que Diogo Penalva caiu ao mar Báltico, por volta das duas da manhã.

  • "Estamos vivos"
    11:41
  • Notas e moedas têm os dias contados?
    6:27
  • Paris inaugura primeiro restaurante naturista

    Mundo

    Para entrar, é preciso retirar a roupa e apenas as mulheres podem permanecer calçadas. O primeiro restaurante naturista de Paris abriu em novembro para responder a uma necessidade em França, principal destino do mundo para os praticantes de nudismo.

  • Peru faz aparição especial na Casa Branca
    1:10

    Mundo

    Os norte-americanos estão a preparar-se para o tradicional Dia de Ação de Graças, assinalado na próxima quinta-feira. O tradicional peru fez esta terça-feira uma aparição especial na sala de conferências de imprensa, na Casa Branca, em Washington. O peru é o prato tradicional no Dia de Ação de Graças, uma data de louvor a Deus, que remonta ao século XVII e que é celebrada na quarta quinta-feira de novembro, sobretudo nos Estados Unidos da América e no Canadá.

  • Sara Sampaio brilha em Xangai
    1:50