sicnot

Perfil

Mundo

ONU alerta para perigo de desastre químico na Ucrânia

© Alexander Ermochenko / Reuters

A ONU advertiu hoje que um desastre químico pode ocorrer no leste da Ucrânia devido ao conflito armado que persiste na região, onde existem instalações industriais e de fabrico de produtos químicos.

"Os combates agora fazem-se também nas cidades, perto destes centros industriais, e cada vez é maior o risco de que uma fábrica seja atingida", disse o relator da ONU para os direitos humanos e as substâncias perigosas, Baskut Tuncak.

O mesmo responsável sublinhou que qualquer incidente teria graves consequências para os habitantes das áreas vizinhas.

Há duas semanas, um edifício onde estão armazenados sete toneladas de gás cloro foi atingido, mas nenhum dos recipientes foi danificado.

De acordo com o relator, a rutura de um só desses recipientes, com 900 quilos, poderia matar qualquer pessoa num raio de 200 metros, além das graves consequências para a saúde num raio de 2,5 quilómetros.

A maioria das instalações industriais da Ucrânia - muitas com explosivos e substâncias altamente tóxicas - está localizada na região do conflito, que eclodiu em abril de 2014 e que levou à ocupação da Crimeia pela Rússia.

Lusa

  • O que o mundo diz sobre o busto de Cristiano Ronaldo

    Desporto

    O Aeroporto Cristiano Ronaldo foi inaugurado esta quarta-feira. A notícia foi dada pelos meios de comunicação de todo o mundo, que não deixaram passar o busto do jogador português, apresentado pelo próprio. A estátua foi amplamente comentada e analisada, com palavras como "terrível", "duvidoso" e "bizarro".

    Ana Rute Carvalho

  • Mulher detida ao tentar atropelar polícias junto ao Capitólio, em Washington

    Mundo

    Agentes da polícia abriram fogo contra uma mulher (e não um homem, ao contrário do que inicialmente se disse) que conduzia um carro perto do Capitólio e tentava atropelá-los, segundo o Departamento da Polícia Metropolitana de Washington. A mulher foi detida mas a polícia garante que não se tratou de um ato terrorista.

  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.