sicnot

Perfil

Mundo

Trump convida líder palestiniano a visitar a Casa Branca

O Presidente norte-americano, Donald Trump, convidou, numa conversa telefónica, o líder palestiniano Mahmoud Abbas a visitar a Casa Branca "em breve", indicou a Autoridade Palestiniana citada pela agência palestiniana oficial Wafa.

Durante esta primeira conversa telefónica entre os dois líderes desde a posse de Trump (em 20 de janeiro), o chefe de Estado norte-americano convidou o Presidente da Autoridade Palestiniana a visitar Washington "em breve para discutir formas de retomar o processo político", disse a fonte palestiniana.


Trump sublinhou ainda "o compromisso [da administração norte-americana] num processo de paz genuíno entre palestinianos e israelitas", referiu a mesma fonte.


Já Abbas abordou de forma explícita a solução de dois Estados (israelita e palestiniano), ideia sobre a qual Donald Trump pareceu distanciar-se durante um encontro com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, em meados de fevereiro, rompendo assim com décadas de diplomacia internacional.


Ainda na conversa via telefone, o Presidente da Autoridade Palestiniana salientou o seu "compromisso a favor da paz como uma opção estratégica (e) para o estabelecimento de um Estado palestiniano ao lado de Israel", concluiu a mesma fonte.

Lusa

  • Os números das eleições francesas
    0:50

    Eleições França 2017

    Os resultados definitivos mostram que Emmanuel Macron obteve 24% dos votos, na primeira volta das eleições francesas. Ficou quase três pontos à frente de Marine Le Pen, que conseguiu 21,3%. Os números oficiais, publicados pelo Ministério do Interior, dão ainda conta da taxa de abstenção: 22,2%, um ligeiro aumento face à primeira volta das presidenciais de 2012.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Grupo de brasileiros em assalto milionário no Paraguai
    1:24