sicnot

Perfil

Mundo

Trump convida líder palestiniano a visitar a Casa Branca

O Presidente norte-americano, Donald Trump, convidou, numa conversa telefónica, o líder palestiniano Mahmoud Abbas a visitar a Casa Branca "em breve", indicou a Autoridade Palestiniana citada pela agência palestiniana oficial Wafa.

Durante esta primeira conversa telefónica entre os dois líderes desde a posse de Trump (em 20 de janeiro), o chefe de Estado norte-americano convidou o Presidente da Autoridade Palestiniana a visitar Washington "em breve para discutir formas de retomar o processo político", disse a fonte palestiniana.


Trump sublinhou ainda "o compromisso [da administração norte-americana] num processo de paz genuíno entre palestinianos e israelitas", referiu a mesma fonte.


Já Abbas abordou de forma explícita a solução de dois Estados (israelita e palestiniano), ideia sobre a qual Donald Trump pareceu distanciar-se durante um encontro com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, em meados de fevereiro, rompendo assim com décadas de diplomacia internacional.


Ainda na conversa via telefone, o Presidente da Autoridade Palestiniana salientou o seu "compromisso a favor da paz como uma opção estratégica (e) para o estabelecimento de um Estado palestiniano ao lado de Israel", concluiu a mesma fonte.

Lusa

  • Marcelo de volta a casa após diagnóstico de gastroenterite aguda
    3:37
  • "Todas as decisões que tomei foi sempre a pensar no Sporting primeiro"
    2:08
  • Saransk tanto anseia por Ronaldo que até lhe fizeram um vídeo e uma música
    3:07
  • Portugal quer atrair imigrantes
    1:28

    País

    O Governo prepara-se para regularizar a situação de 30 mil imigrantes ilegais que vivem em Portugal. De acordo com a edição deste sábado do semanário Expresso, o Executivo pretende também abrir portas a 75 mil novos imigrantes por ano.