sicnot

Perfil

Mundo

Trump vai falar com líder palestiniano pela 1ª vez

MICHAEL REYNOLDS

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, vai ter uma conversa telefónica com o Presidente norte-americano, naquele que será o primeiro contacto entre os dois líderes desde a posse de Donald Trump, informou hoje a Casa Branca.

Abbas tem passado muitas horas ao telefone e em reuniões com presidentes e secretários de Estado dos EUA na última década, mas ainda não conseguira falar com Trump, apesar de ter tentado.

O gabinete de Abbas não se pronunciou ainda sobre a anunciada conversa telefónica.

Trump não agrada à maioria dos palestinianos porque, ao contrário do seu antecessor, Barack Obama, adotou uma posição mais próxima do Governo Israelita.

Lusa

  • Donald Trump recebe hoje Benjamin Netanyahu

    Mundo

    O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, encontra-se esta quarta-feira com o Presidente norte-americano para verificar se as promessas pró-israelitas de Donald Trump enquanto candidato resistem à realidade das políticas em curso na Casa Branca.

  • Primeiro encontro EUA-China desde eleição de Trump

    Mundo

    É o primeiro encontro ao mais alto nível entre a China e os EUA, desde a eleição de Donald Trump. Assim que tomou posse o novo chefe de Estado norte-americano deixou nervoso o regime de Pequim ao pôr em causa a política "Uma só China".. O encontro entre o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, e o seu homólogo chinês, Wang Yi aconteceu esta manhã em Bona, na Alemanha, à margem da Cimeira da diplomacia do G20.

  • Família perde tudo na aldeia de Queirã
    2:32
  • Temperaturas sobem no fim de semana, risco de incêndio aumenta
    1:08

    País

    A chuva que caiu nos últimos dias não deverá ter impactos relevantes na dominuição da seca e, por isso, o risco de incêndios vai voltar a aumentar com nova subida das temperaturas. Os termómetros podem chegar aos 30 graus entre domingo e quarta-feira.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão