sicnot

Perfil

Mundo

Trump vai falar com líder palestiniano pela 1ª vez

MICHAEL REYNOLDS

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, vai ter uma conversa telefónica com o Presidente norte-americano, naquele que será o primeiro contacto entre os dois líderes desde a posse de Donald Trump, informou hoje a Casa Branca.

Abbas tem passado muitas horas ao telefone e em reuniões com presidentes e secretários de Estado dos EUA na última década, mas ainda não conseguira falar com Trump, apesar de ter tentado.

O gabinete de Abbas não se pronunciou ainda sobre a anunciada conversa telefónica.

Trump não agrada à maioria dos palestinianos porque, ao contrário do seu antecessor, Barack Obama, adotou uma posição mais próxima do Governo Israelita.

Lusa

  • Donald Trump recebe hoje Benjamin Netanyahu

    Mundo

    O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, encontra-se esta quarta-feira com o Presidente norte-americano para verificar se as promessas pró-israelitas de Donald Trump enquanto candidato resistem à realidade das políticas em curso na Casa Branca.

  • Primeiro encontro EUA-China desde eleição de Trump

    Mundo

    É o primeiro encontro ao mais alto nível entre a China e os EUA, desde a eleição de Donald Trump. Assim que tomou posse o novo chefe de Estado norte-americano deixou nervoso o regime de Pequim ao pôr em causa a política "Uma só China".. O encontro entre o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, e o seu homólogo chinês, Wang Yi aconteceu esta manhã em Bona, na Alemanha, à margem da Cimeira da diplomacia do G20.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.