sicnot

Perfil

Mundo

Polícia alemã encerra centro comercial em Essen por suspeita de ataque

© Thilo Schmuelgen / Reuters

A polícia alemã ordenou hoje o encerramento de um centro comercial na cidade de Essen, no oeste da Alemanha, por ter recebido "informações credíveis" sobre um iminente ataque, segundo a imprensa local.

"O centro comercial permanecerá fechado hoje por motivos de segurança, a polícia tem provas concretas sobre um possível ataque", informou a polícia num comunicado publicado em redes sociais e citado pela agência noticiosa France Presse (AFP).

A polícia não deu mais detalhes sobre a origem ou natureza da ameaça, acrescentando que está a decorrer uma investigação, apoiada por "agentes especializados".

Em declarações à AFP, o porta-voz da polícia local disse que o alerta vem de "outro serviço".
O alerta "só afeta o centro comercial Limbecker Platz", disse a polícia, que também fechou os parques de estacionamento e as estações de metro que servem o espaço, com 200 lojas, localizado no centro da cidade.

As autoridades alemãs estão em alerta por causa da ameaça 'jihadista' sobre a Alemanha, principalmente desde o ataque com um camião num mercado de Natal, que matou 12 pessoas em Berlim, no passado mês de dezembro, refere a AFP.

Os serviços de inteligência alemães estimam em cerca de 10.000 o número de radicais islâmicos no país.

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC