sicnot

Perfil

Mundo

Sete esqueletos humanos encontrados em prisão venezuelana

As autoridades venezuelanas iniciaram as investigações para determinar a origem de sete esqueletos humanos encontrados na Penitenciária Geral da Venezuela, uma das principais prisões do país, situada no Estado de Guárico, a sudoeste de Caracas.

O anúncio foi feito pela ministra venezuelana dos Serviços Penitenciários, Iris Varela, através da sua conta na rede social Twitter, tendo explicado que os esqueletos foram encontrados durante escavações naquela prisão, que desde 2016 está a ser adaptada pelas autoridades para implementar um novo modelo do sistema prisional.

No âmbito do processo de transformação da prisão, a Penitenciária Geral da Venezuela encontra-se desocupada há vários meses.Além dos esqueletos humanos, segundo a ministra, durante rusgas à prisão as autoridades encontraram um carregamento de armas de fogo.

As investigações estão a cargo do Corpo de Investigações Científicas, Penais e Criminalísticas (Cicpc), antiga Polícia Técnica Judiciária da Venezuela.

Segundo o Observatório Venezuelano de Prisões, 173 presos foram assassinados nas cadeias da Venezuela em 2016, ano em que outros 268 detidos ficaram feridos em rixas e outros conflitos prisionais.

Lusa

  • Família perde tudo na aldeia de Queirã
    2:32
  • Temperaturas sobem no fim de semana, risco de incêndio aumenta
    1:08

    País

    A chuva que caiu nos últimos dias não deverá ter impactos relevantes na dominuição da seca e, por isso, o risco de incêndios vai voltar a aumentar com nova subida das temperaturas. Os termómetros podem chegar aos 30 graus entre domingo e quarta-feira.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão