sicnot

Perfil

Mundo

Polónia acusa UE de "fazer batota" na reeleição de Donald Tusk

A Polónia, que perdeu uma campanha diplomática para derrubar Donald Tusk da presidência do Conselho Europeu, acusa agora a União Europeia (UE) de "fazer batota" e anunciou uma política "negativa" em relação a Bruxelas.

"Parece que a política da UE tem padrões duplos e faz batota", declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros polaco, Witold Waszczykowski, ao semanário Super Express.

Waszczykowski referia-se à última cimeira de líderes da UE, em Bruxelas, onde a Polónia apresentou o seu voto contra a reeleição de Tusk.

O governo polaco de extrema-direita e eurocético, fez uma campanha dura contra o centrista Donald Tusk, de 59 anos, que foi primeiro-ministro de 2007 a 2014, e esteve no topo da UE desde essa altura.

No entanto, 27 líderes europeus votaram a favor de um novo mandato de dois anos e meio, e apenas a primeira-ministra polaca, Beata Szydlo, votou contra, apresentado como candidato alternativo o eurodeputado Jacek Saryusz-Wolski.

Na entrevista ao jornal, Waszczykowski disse: "Vamos adaptar as políticas e comportamento relacionados com a UE, e teremos de baixar o nosso nível de confiança. Vamos passar a seguir uma política negativa", que poderá passar por "bloquear" iniciativas europeias.

A Hungria, que inicialmente se tinha aliado à Polónia a favor de um candidato alternativo a Tusk, acabou por votar com a maioria.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57