sicnot

Perfil

Mundo

Chanceler admite proibir ministros turcos de discursar na Áustria por razões de segurança

© Yves Herman / Reuters

A tensão entre a Turquia e a União Europeia também chegou à Áustria. O Chanceler austríaco disse esta segunda-feira que não aceitaria que ministros turcos fizessem campanha no país.

Christian Kern diz que a ser tomada a decisão teria como base motivos de segurança pública. Esta afirmação surge depois de a Alemanha e a Holanda terem proibido ministros de turcos de discursar.

Ambos os países justificaram a decisão por considerarem que as intervenções dos ministros iriam servir para fazer campanha pelo referendo na Turquia, que pretende alargar os poderes de Erdogan.

  • "Nós precisamos que os governantes estejam ao lado dos agricultores"
    11:54

    Economia

    Devido à seca, este ano Portugal vai ter a pior campanha de cereais do último século. A falta de chuva também está a afetar as pastagens e a produção de fruta. Eduardo de Oliveira e Sousa, presidente da CAP, a confederação que representa as associações de agricultores, esteve na Edição da Noite para falar sobre o tema.

  • "Há uma grande diferença em relação à anterior liderança do PSD"
    14:29

    País

    O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve esta quarta-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. As novas relações com o PSD e a reprogramação do Portugal 2020 foram alguns dos temas de conversa. Pedro Marques defende que existe "uma grande diferença" entre as lideranças de Passos Coelho e Rui Rio no PSD.

    Entrevista SIC Notícias