sicnot

Perfil

Mundo

Conselheira de Trump sugere espionagem através de microondas

© Jonathan Ernst / Reuters

Kellyanne Conway sugeriu ontem à noite numa entrevista que as alegadas escutas ordenadas pela administração Obama na Trump Tower visaram outros aparelhos eletrónicos que não apenas telefones. Hoje, a conselheira de Trump veio dizer que não tem provas do que disse ontem.

Mais de uma semana depois das suspeitas virem a público, Kellyanne Conway voltou a falar no assunto, mas afirmou não ter qualquer tipo de prova, acrescentando que não estava a referir-se a escutas na Trump Tower, mas de uma vigiância a nível geral.

A conselheira de Trump chegou a afirmar que "há várias maneiras de vigiar os outros" e fez uma referência a microondas. Comentário que está a fazer furor na Internet.

"(...) é possível vigiar as pessoas através dos seus telefones - e certamente através das suas televisões (...) e microondas que se transformam em câmaras. Sabemos que é um facto da vida moderna", declarou em entrevista ao site NorthJersey.com.

Esta manhã, Conway defendeu-se no Twitter, logo seguida pelo próprio Presidente que aconselhou os media a serem "mais simpáticos" com os seus representantes "que trabalham tão arduamente".

  • Serviços secretos negam escutas a Donald Trump
    0:39

    Mundo

    O ex-director dos serviços secretos norte-americanos nega que Donald Trump tenha estado sob escuta antes das eleições presidenciais. James Clapper diz que não houve qualquer ação contra o Presidente eleito enquanto candidato ou contra a sua campanha.

  • Obama nega mas Trump exige investigação do Congresso
    2:20

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, pediu ao Congresso para investigar eventuais escutas de que tenha sido alvo, por ordem do seu antecessor, Barack Obama, antes das eleições. Donald Trump, "solicita que, no âmbito das suas investigações sobre as atividades relacionadas com a Rússia, as comissões sobre os serviços secretos do Congresso exerçam a sua autoridade de supervisão para determinar se o poder executivo excedeu, em 2016, os seus poderes de investigação", afirma em comunicado Sean Spicer, porta-voz da Casa Branca. Barack Obama já desmentir as acusações.

  • Trump acusa Obama de o colocar sob escuta
    1:47

    Mundo

    O dia de Donald Trump começou hoje às cinco e meia da manhã com acusações a Barack Obama. Trump acusa o anterior Presidente dos Estados Unidos de ter colocado os seus telefones sob escuta. As acusações foram feitas na conta de Twitter. O Porta-voz de Barack Obama já veio desmentir as acusações.

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11
  • Uma foto para a história

    Mundo

    As mulheres dos líderes mundiais que se reúnem nas cimeiras da NATO posam para a fotografia oficial das primeiras-damas. A deste ano é histórica. Pela primeira vez, há um marido de um primeiro-ministro entre as nove mulheres. Trata-se de Gauthier Destenay, casado com o líder do Luxemburgo.