sicnot

Perfil

Mundo

Fabricante de vibrador paga milhões a utilizadores

WE-VIBE

O fabricante de um brinquedo sexual "inteligente" vai pagar vários milhões de dólares aos utilizadores, porque os dados pessoais foram armazenados sem o seu consentimento.

O grupo canadiano Standard Innovation, que projetou o vibrador eletrónico denominado "We-Vibe", concordou em pagar 3,75 milhões de dólares (cerca de 3,48 milhões de euros) em danos, até 10.000 dólares (cerca de 9,4 mil euros) por utilizador, cujos dados foram armazenados, referem documentos judiciais apresentados num tribunal norte-americano.

As pessoas que apresentaram a queixa, o ano passado em Chicago, consideram que a empresa "recolheu dados íntimos e sensíveis" através do vibrador com Bluetooth, carregando-os em servidores no Canadá.

A queixa foi apresentada depois de especialistas em segurança cibernética terem revelado falhas na aplicação do vibrador, permitindo o acesso a dados privados e o controlo do aparelho.

Em causa, segundo os clientes, estão os "direitos do consumidor" e a violação de várias leis.

A empresa afirmou, em comunicado, estar "satisfeita por ter chegado a um acordo razoável e justo", sublinhando que reforçou a segurança da aplicação, em setembro.

Lusa

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.