sicnot

Perfil

Mundo

Número de presos na Europa baixa, mas sobrelotação mantém-se

© Suhaib Salem / Reuters

O número de pessoas detidas na Europa baixou, mas o problema da sobrelotação mantém-se em um terço das prisões europeias, fez saber o Conselho da Europa num relatório publicado hoje.

"O número de pessoas detidas nas prisões europeias registou uma queda de 6,8% entre 2014 e 2015", para cerca de 1,4 milhões de pessoas, de acordo com o estudo, baseado nas estatísticas penais dos Estados-membros da instituição pan-europeia para 2015.

"Na Europa ocidental, o nível de violência é já muito baixo. Não acredito que o número de detidos venha a baixar muito mais relativamente ao nível atual", comentou Marcelo Aebi, da Escola de Ciências Criminais da Universidade de Lausanne, que dirigiu o estudo.

Os países com as mais altas taxas de encarceração estão no leste da Europa, com a Rússia ultrapassando de longe a Lituânia, Geórgia, Azerbaijão, Letónia e Turquia. Inversamente, a lista dos países com menor número de detidos é liderada pela Holanda, que é seguida pela Finlândia, Dinamarca e Suécia.

A Ucrânia e a Polónia não foram incluídas no estudo, uma vez que não transmitiram os dados ao Conselho da Europa, que reúne um total de 47 países europeus.
Não obstante a baixa do número de detidos, o problema da sobrelotação das prisões coloca-se em 15 países, com a Macedónia à cabeça, logo seguida por Espanha, Hungria, Bélgica, Albânia e França.

Portugal era em 2015 dos países europeus com maior sobrelotação das prisões, mas também dos que tinha menos presos preventivos. Portugal tinha 113 detidos por cada 100 lugares disponíveis, o mesmo número que França e abaixo apenas da Macedónia (138), Hungria, Bélgica, Espanha e Albânia e Moldávia.

O problema melhorou em vários países e agravou-se noutros, pelo que "não foi alcançado nenhum progresso ao nível pan-europeu", lamenta o Conselho da Europa neste relatório anual.

O trabalho dá conta de uma tendência de diminuição das penas curtas de prisão efetiva em toda a Europa. Os detidos com penas de menos de um ano representavam 13,5% do total em 2015, contra 15% no ano anterior.
"A diminuição do número de encarceramentos na Europa é uma evolução positiva.

Um recurso acrescido a sanções alternativas não se repercute no aumento das taxas de criminalidade, mas pode ajudar à reintegração dos delinquentes e à resolução do problema da sobrelotação prisional", considerou o secretário-geral do Conselho da Europa, Thorbjorn Jagland.

Nos países estudados, o custo médio da detenção de uma pessoa por dia em 2014 ascendia a 52 euros, sendo de 41,22 euros em Portugal.

Em França, por exemplo, o custo médio ascendia a 103 euros, em São Marino -- com o montante mais elevado - a 480,81 euros e na Geórgia -- o mais baixo -- a 5,66 euros, sendo que o trabalho não considera as diferenças relativas ao custo de vida nos diferentes países.


Lusa

  • Os melhores do mundo pela FIFA da última década

    Desporto

    O português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm repartido de forma igual os prémios de melhor jogador do mundo pela FIFA, na última década. Apesar destes dois nomes serem os mais falados, muitos outros jogadores foram nomeados para o prémio. Conheça a lista dos nomeados e dos vencedores desde 2007.

  • "Avançámos em primeiro lugar com incentivos às empresas"
    18:07

    Economia

    O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do que pode ser feito depois da tragédia dos incêndios que assolou o país na última semana. O governante diz que já avançou com incentivos às empresas afetadas e que neste momento o mais importante é preservar a segurança das pessoas.

    Entrevista SIC Notícias

  • Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado debates com as bases do PSD
    0:40

    País

    Pedro Santana Lopes lamenta que Rui Rio tenha recusado a realização de debates com as bases do partido. Fernando Negrão, responsável pela candidatura de Santana Lopes à presidência do PSD, já tinha advertido em comunicado que a posição de Rui Rio poderia também inviabilizar quaisquer outros frente a frente, incluindo os organizados pela comunicação social. Santana Lopes está na Guarda, no primeiro jantar com apoiantes desde que anunciou a candidatura.

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Gémeas correm risco de vida se não saírem de Gaza

    Mundo

    Duas irmãs gémeas siamesas correm risco de vida enquanto permanecerem em Gaza. Quem diz é o médico Alam Abu Hamba, do Hospital de Shifra, que garante que "situação complicada" das meninas não pode ser tratada por médicos no território costeiro, atulamente bloqueado pelo Egito e por Israel. Abu Hamba espera que o casal de gémeas possa ser transferido para fora da separação.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC