sicnot

Perfil

Mundo

Parlamento Europeu pune eurodeputado polaco por declarações sexistas

Janusz Korwin-Mikke

O presidente do Parlamento Europeu anunciou hoje que decidiu impor "sanções sem precedentes" ao eurodeputado polaco de extrema-direita que proferiu declarações sexistas durante uma sessão plenária em Bruxelas no início do mês.

O deputado Janusz Korwin-Mikkle, que em 01 de março afirmou, durante um debate no hemiciclo, que "as mulheres devem ganhar menos do que os homens, pois são mais fracas e menos inteligentes", vai perder 9.210 euros (dado ficar privado da diária de 307 euros durante 30 dias), suspenso de todas as atividades do Parlamento durante 10 dias e não poderá representar a assembleia durante um ano.

"Não tolerarei um comportamento destes, em particular vindo de alguém que é suposto desempenhar com a devida dignidade as suas funções enquanto representante dos povos da Europa. Ao ofender todas as mulheres, o deputado mostrou desprezo pelos nossos valores mais fundamentais", afirmou hoje o presidente do Parlamento, Antonio Tajani, que considerou a punição "proporcional à gravidade da ofensa".


Lusa

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Dominado incêncio no centro de tratamento de resíduos da Tratolixo
    1:55

    País

    O fogo na Tratolixo, em Trajouce, deflagrou esta segunda-feira à noite. As chamas foram controladas a meio da manhã pelos bombeiros. No local estão 133 operacionais, apoiados por 51 veículos. O fogo não fez vítimas nem danos materiais. O vento dificultou o combate às chamas.

  • Duas execuções no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.