sicnot

Perfil

Mundo

Perto de mil voos cancelados pela greve nos dois aeroportos de Berlim

Michael Sohn

Os dois aeroportos de Berlim, Tegel e Schönefeld, continuam hoje paralisados pelo 2º dia consecutivo de greve do pessoal de terra. Ontem foram cancelados cerca de 660 voos. Hoje outros 600 deverão ser cancelados de e para a capital alemã.

A greve que começou esta segunda-feira foi prolongada até amanhã e é a terceira paralisação num mês.

Os cerca de dois mil trabalhadores exigem aumentos salariais de 12 euros por hora de trabalho, para contratos de 12 meses, uma proposta acima da oferta da direção dos aeroportos de Berlim.

No Tegel foram cancelados 460 voos e em Schönefeld 143, precisou um porta-voz da empresa gestora, citado pela imprensa local, ressalvando que pode haver mais cancelamentos. Muitos dos voos desta segunda-feira foram desviados para outros aeroportos alemães.

O sindicato Verdi decidiu aumentar a pressão sobre os empregadores depois de não verificar reações, alargando a greve até quarta-feira, que inicialmente devia terminar hoje.

O sindicato decidiu continuar com os protestos depois de no fim de semana não ter recebido nenhuma oferta da empresa na negociação de um novo contrato coletivo.


A greve está a causar danos milionários ao setor, criticou por seu lado a transportadora Air Berlim.

Com Lusa

  • Trump cria linha de apoio a vítimas de "extraterrestres criminosos"

    Mundo

    Quando o Governo norte-americano usa o termo "extraterrestre criminoso", refere-se a alguém que não é cidadão dos Estados Unidos da América e que foi condenado por um crime. Quando a mesma expressão é usada pelos utilizadores do Twitter, o significado é completamente diferente. Os internautas pensam na série Ficheiros Secretos e em discos voadores. Por isso, o lançamento de uma linha telefónica, por parte da Casa Branca, para as vítimas de "extraterrestres criminosos" só podia dar em confusão.

  • Casados há 69 anos, morrem de mãos dadas com 40 minutos de diferença

    Mundo

    Isaac Vatkin, de 91 anos, morreu cerca de 40 minutos depois de Teresa, de 89 anos, no passado sábado no Highland Park Hospital, no estado norte-americano Ilinóis. "Não queríamos que fossem embora, mas não podíamos pedir que partíssem de melhor maneira", afirmou o neto William Vatkin. O casal morreu no hospital poucos dias depois de celebrarem 69 anos de casados.