sicnot

Perfil

Mundo

Líder de extrema-direita holandês avisa primeiro-ministro que "não se livrou" dele

© Dylan Martinez / Reuters

O líder do Partido da Liberdade holandês (PVV, extrema-direita), Geert Wilders, que terá conquistado 19 lugares nas eleições legislativas, segundo sondagens à boca da urna, reivindicou esta quarta-feira "um sucesso" e avisou que o primeiro-ministro "não se livrou" dele.

"Eleitores do PVV, obrigado! Nós conquistámos os lugares! O primeiro sucesso está garantido!", afirmou, numa mensagem na rede social Twitter o deputado anti-Islão. "E Rutte ainda não se livrou de mim", avisou, na mesma mensagem.

Segundo as primeiras projeções, Wilders, que tinha 15 lugares no parlamento (150 no total), terá subido para 19 assentos, tantos quanto o Apelo Democrático Cristão e o partido Democracia D66.

De acordo com as mesmas sondagens, o partido liberal liderado pelo primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, deverá vencer as eleições legislativas, conquistando 31 lugares, menos nove que na anterior legislatura.

Lusa

  • As mulheres na clandestinidade durante o Estado Novo
    7:32

    País

    Não se sabe quantas mulheres portuguesas viveram na clandestinidade durante o Estado Novo, mas estiveram sempre lado a lado com os homens que trabalhavam para o Partido Comunista na luta contra a ditadura. Aceitavam serem separadas dos filhos e mudarem de identidade várias vezes ao longo dos anos. A história de algumas destas mulheres estão agora reunidas num livro que acaba de ser lançado.